EUA e Paraguai realizarão exercícios militares conjuntos em 2020-2021

Fuzileiros navais dos EUA com o 4º Batalhão de Anfíbios de Ataque, juntamente com fuzileiros navais chilenos, brasileiros e peruanos, realizam treinamento navio-terra em veículos de ataque de anfíbios durante o UNITAS LX na Base do Corpo de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador, Brasil, agosto 20, 2019. UNITAS é o exercício anual mais antigo do mundo e reúne forças multinacionais de 11 países para incluir Brasil, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Equador, Panamá, Paraguai, México, Grã-Bretanha e Estados Unidos. O exercício se concentra no fortalecimento das parcerias regionais existentes e incentiva o estabelecimento de novos relacionamentos por meio do intercâmbio de conhecimento e experiência em missões marítimas durante operações de treinamento multinacionais. (Foto do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA pelo sargento Booker T. Thomas III) Imagem Ilustrativa.

No dia 13 de dezembro, durante encontro na Casa Branca, o Presidente Donald J. Trump e o Presidente Mario Abdo Benitez do Paraguai se comprometeram a aprofundar a parceria entre seus dois países. Os dois líderes se concentraram em aumentar a prosperidade econômica e fortalecer a democracia e o Estado de Direito.

O presidente Trump e o presidente Abdo Benitez reiteraram o apoio dos Estados Unidos e do Paraguai à democracia na região, incluindo o presidente interino da Venezuela Juan Guaido, a Assembléia Nacional democraticamente eleita e o povo venezuelano enquanto trabalham para restaurar a ordem constitucional na Venezuela. Os dois líderes também concordaram em apoiar os esforços da presidente interina da Bolívia Jeanine Anez para realizar eleições livres e justas.

Os dois líderes concordaram em aprofundar a robusta cooperação em defesa e segurança de seus países. O presidente Abdo Benitez enfatizou a necessidade de assistência do Paraguai na reforma de seus sistemas policial e penitenciário. O presidente Trump anunciou que os Estados Unidos oferecerão dois eventos de Treinamento em Intercâmbio Conjunto das Forças Especiais no Paraguai em 2020 e 2021, e o Comando Sul dos Estados Unidos executará um exercício regional de resposta a crises, Fused Response, no Paraguai, em 2021. Os Estados Unidos também fornece financiamento internacional para educação e treinamento militar no Paraguai.

O presidente Trump e o presidente Abdo Benitez discutiram outros meios pelos quais os Estados Unidos apóiam a prosperidade econômica e o estado de direito no Paraguai, por exemplo, através do Escritório de Assistência Técnica do Departamento do Tesouro (OTA). A OTA trabalha com o Ministério das Finanças e o Banco Central do Paraguai para fortalecer a gestão eficiente e responsável das finanças públicas e desenvolver mercados financeiros mais profundos que apóiam o investimento e o crescimento econômico.

O presidente Trump anunciou que, após o lançamento, a Corporação Internacional de Financiamento do Desenvolvimento dos Estados Unidos (DFC) continuará a fornecer financiamento ao Centro Médico Jerovia Mount Sinai, um centro médico terciário com 240 leitos e credenciado internacionalmente em Assunção, Paraguai. A DFC trabalhará com Taiwan para fornecer assistência técnica e financiamento para o projeto. Os dois líderes apoiaram o trabalho no âmbito do Acordo-Quadro de Comércio e Investimento para promover o investimento no Paraguai e aumentar o comércio bilateral. Para esse fim, o presidente Abdo Benitez reafirmou sua disposição de continuar fortalecendo as proteções à propriedade intelectual no Paraguai.

As autoridades reguladoras do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos estão trabalhando em estreita colaboração com a autoridade reguladora do Paraguai. Os Estados Unidos esperam abrir o acesso ao mercado de carne bovina e produtos derivados, uma vez que a segurança alimentar e a saúde animal possam ser totalmente garantidas.

Os dois líderes notaram os laços históricos entre o povo do Paraguai e os Estados Unidos, incluindo o papel do Presidente Rutherford B. Hayes em ajudar o Paraguai a manter o controle de seu território após a Guerra do Paraguai no final do século XIX, e confirmaram seu desejo de continuar construindo. sobre a forte amizade entre os dois países.

Fonte original:

https://www.whitehouse.gov/briefings-statements/joint-statement-president-donald-j-trump-president-mario-abdo-benitez/

  • Com informações da White House (Casa Branca) via redação Orbis Defense Europe.

You may also like