Ex-combatente da Segunda Guerra recebe honras em despedida fúnebre

blank

Google News

No dia 13 de abril, foi realizado no cemitério Parque Flamboyant o velório e o sepultamento de Justino Alfredo, ex-combatente da Segunda Guerra Mundial falecido aos 101 anos. Durante as despedidas, foram rememorados trechos da vida de Justino na Força Expedicionário Brasileira (FEB), a qual integrou no conflito ocorrido no front italiano.

Na ocasião, a guarda fúnebre executou a salva e prestou a continência devida ao som do toque de Presença de Veterano da FEB. A Bandeira Nacional fez parte do momento e foi dobrada solenemente e entregue à viúva, Olete Vanny Alfredo, pelo Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, General de Brigada Hiroshi. Ao som do toque de silêncio, foram realizadas as despedidas ao febiano de Campinas.

blank

A cerimônia contou, ainda, com a presença de integrantes da Associação dos Expedicionários Campineiros e da Companhia de Viaturas Militares Antigas do Interior de São Paulo, de familiares e amigos.

História
O ex-pracinha percorreu terras estrangeiras e, em seus primeiros dias em solo estrangeiro, na cidade de Lucca, proveu apoio a uma família italiana, separando uma porção diária da ração e do café da manhã servido aos febianos para que o filho do casal italiano não passasse fome. Com o deslocamento das tropas, a cidade de Lucca ficou para trás e Justino recebeu das mãos do casal a foto do filho de ambos com a seguinte dedicatória: “Ao Justino, com tanto afeto. Gian Luigi Pierotti”.

Em Monte Castello, por ocasião de um estouro de granada na trincheira ocupada, Justino e outros militares tiveram que socorrer às pressas militares que haviam sido atingidos. A descida teve que ser acelerada para resguardar a vida dos soldados feridos. Por fim, chegaram aos pés do Monte Castello, com fardas, joelhos e cotovelos esfacelados pelo deslocamento sob intenso fogo inimigo, mas salvaguardando a vida do amigo socorrido.

blank blank

Fonte: 11ª Bda Inf L


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: