Exercício da Aviação de Transporte em Canoas conta com participação de quatro Esquadrões Aéreos

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram, entre os dias 9 e 16 de março, da primeira fase do Exercício Técnico (EXTEC) Assalto Aeroterrestre (ASSAET), atividade da Aviação de Transporte que tem por objetivo adestrar pilotos do: 1°, 2°, 3° e 5° Esquadrões de Transportes Aéreos (ETA) – Tracajá, Pastor, Pioneiro e Pégaso, sediados em Belém (PA), Natal (RN), Santa Cruz (RJ) e Canoas (RS), respectivamente. O treinamento da Ação do ASSAET foi realizado na Ala 3, em Canoas.

Para o Comandante do 5º ETA, Tenente-Coronel Aviador Fabiano Pinheiro da Rosa, o EXTEC ASSAET é fundamental para que os pilotos consolidem de forma homogênea a doutrina da Aviação de Transporte nas diferentes regiões do país.

“Ao se reunirem com os demais Esquadrões Aéreos, será possível o cumprimento das tarefas de forma eficiente e alicerçada na doutrina da aviação. O adestramento dos pilotos permite que o apoio à tropa, prestado pela aviação, seja cada vez mais eficiente, ao melhorar o resultado dos lançamentos”, afirmou.

A rotina de voos durante o exercício propiciou o treinamento das tripulações nos perfis planejados: formação e manutenção operacional em navegação à baixa altura ponto a ponto e “low-contour”; avaliação e adestramento em Lançamento de Porta e Múltiplo de Aeronave sem Rampa; aprimoramento de técnicas; cumprimento do HSO (Horário Sobre Objetivo); e adestramento em voo em formação tática com duas ou quatro aeronaves.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do Cecomsaer, Fotos: Tenente Antunes e Sargento Oliveira/5º ETA




Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail