Exército apoia desativação de garimpo ilegal em território indígena do estado de Roraima

blank

No dia 9 de abril, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) do Exército apoiou uma operação interagências de desativação de garimpo ilegal na comunidade indígena Homoxi, localizada no município de Iracema, no extremo oeste do estado de Roraima. As ações ocorreram no contexto da Operação Verde Brasil 2.

A 1ª Brigada de Infantaria de Selva coordenou as ações e proporcionou o apoio logístico de transporte e segurança para que a Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) exercessem a fiscalização e o combate aos crimes ambientais. Na oportunidade, a Polícia Federal tirou de funcionamento sete motores voltados para a prática do garimpo ilegal e registrou cerca de 30 pessoas suspeitas de estarem ligadas à prática criminosa.

Por meio das tropas do Comando Fronteira Roraima/ 7º Batalhão de Infantaria de Selva, as ações foram desenvolvidas com o reforço do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAVEx). Para a realização das atividades, foram adotadas todas as medidas de prevenção contra a covid-19 preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Fonte: 1ª Bda Inf Sl