Exército Árabe Sírio (SAA) ataca e libera região ocupada por proxyes da Turquia

blank
Imagem captura de tela de video SANA SYRIA.

Nesse domingo, dia 7 de março, o Exército Árabe Sírio (SAA) bombardeou os arredores da cidade ocupada pelos turcos de al-Bab, na zona rural do norte de Aleppo.

De acordo com fontes da oposição, pelo menos dez tiros de morteiros disparados pela SAA caíram nas cidades de Bratah e al-Dana perto de al-Bab. Um homem foi morto e outro ferido no bombardeio. As fontes alegaram que as causalidades foram civis.

Este foi o segundo ataque de morteiro da SAA a atingir os arredores de al-Bab nas últimas 48 horas. O primeiro ataque, ocorrido na manhã do dia 6 de março, não resultou em perdas.

Esses ataques aconteceram na sequência de um ataque com mísseis em grande escala da SAA e das forças russas em áreas ocupadas pela Turquia no norte de Aleppo. O ataque teve como alvo traficantes de petróleo perto das cidades de Tarhin e al-Himran.

No mês passado, várias fontes pró-governo e da oposição relataram que a SAA está se preparando para lançar uma operação terrestre em grande escala para libertar al-Bab. O exército implantou reforços ao sul da cidade ocupada pelos turcos nas últimas semanas.

Os militares turcos e seus representantes ocuparam a cidade de al-Bab após uma batalha com o ISIS há mais de três anos. A SAA está de olho na cidade desde então.

Os recentes desenvolvimentos militares no norte de Aleppo indicam que as chances de um ataque terrestre a al-Bab pelo SAA e seus aliados aumentaram.

  • Com informações SANA Syria, Al Arab TV, The Syrian Observatory for Human Rights, STF Analysis & Intelligence via redação Orbis Defense Europe.