Exército Brasileiro apoia unidades de saúde do Rio de Janeiro

Data:

Rio de Janeiro (RJ) – Desde o início de 2025, integrantes do Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN) vêm disponibilizando suporte técnico a diversas organizações militares de saúde da Guarnição do Rio de Janeiro. A iniciativa tem como foco a avaliação da qualidade dos feixes de raios-X emitidos pelos equipamentos radiológicos daquelas unidades, utilizando-se recursos de última geração recentemente incorporados ao acervo do Instituto.

Garantia da segurança dos profissionais e pacientes

A ação visa assegurar a conformidade e o correto funcionamento dos equipamentos por meio de testes que analisam o estado de conservação, os parâmetros operacionais e as doses de radiação recebidas pelos profissionais que atuam naquelas unidades. Os procedimentos consideram fatores como radiação espalhada e distância e tempo de exposição. Até o momento, foram avaliados em torno de 25 equipamentos, incluindo aparelhos de radiologia convencional e sistemas intraorais de radiologia odontológica, além de outros dispositivos utilizados na área de saúde militar, nas unidades da Policlínica Militar do Rio de Janeiro, Policlínica Militar da Praia Vermelha e Odontoclínica Central do Exército.

Fortalecimento da parceria técnico-científica

Essas ações representam não só um importante suporte técnico às unidades de saúde, mas também uma oportunidade de capacitação contínua para a equipe do IDQBRN. Ademais, reforçam o compromisso do Instituto de ampliar suas atividades, incluindo a avaliação de outros equipamentos radiológicos, como mamógrafos e aparelhos odontológicos extraorais, contribuindo para a segurança operacional e a proteção dos profissionais de saúde do Exército Brasileiro.

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias