Exército Brasileiro emite nota sobre tentativa de desconstruir passado histórico de Duque de caxias

Voiced by Amazon Polly

Não é de hoje que, por razões diversas, tentativas revisionistas acercam-se do vulto histórico do Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. Todas caem em descrédito, pois carecem de qualquer fundamento.

“SIGAM-ME OS QUE FOREM BRASILEIROS”

(Batalha de Itororó, 6 de dezembro de 1868)

O Marechal Caxias, que nunca perdeu uma batalha, notabilizou-se, entre outras virtudes, pelo tratamento digno e respeitoso que dispensava aos vencidos. Nos vários episódios em que foi chamado a pacificar províncias insurgentes, soube compreender as diferenças políticas e culturais que geravam antagonismos entre os brasileiros. Assim, sempre agiu para promover a unidade e a integridade nacional.

No comando de tropas brasileiras, ao lado de brancos, negros, índios e mestiços, Caxias foi o conciliador que estabeleceu a paz em um ambiente conturbado de revoltas, entre as quais a Farroupilha, que já se alongava por quase uma década, provocando morte e desunião de irmãos brasileiros, na então Província do Rio Grande do Sul, de 1835 a 1845.

Os integrantes do Exército Brasileiro orgulham-se de seu patrono Caxias, o símbolo máximo da própria unidade nacional brasileira. Gilberto Freyre define: “Caxiismo não é conjunto de virtudes apenas militares, mas de virtudes cívicas, comuns a militares e civis. Os “caxias” devem ser tanto paisanos como militares. O caxiismo deveria ser aprendido tanto nas escolas civis quanto nas militares. É o Brasil inteiro que precisa dele”.

Todos os dias, o exemplo patriótico de Caxias é repetido por milhões de brasileiras e brasileiros, civis ou militares, de todas as raças, o que contribui para a nossa pluralidade cultural e para o fortalecimento de nossa democracia. Sigam o Velho Marechal aqueles que forem brasileiros!

Brasília, DF, 11 de março de 2019
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO

Segue abaixo a nota do Exército Brasileiro

Clique na imagem para expandir

58 COMENTÁRIOS

    • A falta de respeito da esquerda conosco povo do bem que constrói esse país enquanto eles destroem não precedência. Tentam de todas às formas desconstruir o que nunca foram capazes de fazer, tanto por incompetência como por falta de caráter, mas acreditamos que podemos inverter essa doutrinação criminosa que tentou estabelecer em nosso querido Brasil.
      Somos fortes e não permitiremos que vençam nossas convicções.
      Deus salve o Brasil!…

  1. Respeitosamente !
    Bom dia !
    Fui militar na década de 70 e sob a bandeira verde e amarela e os feitos heroico do marechal Duque de Caxias eu marchei pelo exército.
    Um orgulho que carrego, enquanto viver !
    Viva marechal de campo Duque de Caxias !

    • Mais, infelizmente, não tem conseguido desconstruir pensamentos e ideologias imbecis de alguns nascidos em solo brasileiro! Salve as nossas forças armadas!!

    • Não ouve ditadura, os ditadores estão em Cuba, Venezuela, Coreia do norte e outros países comunistas. Os militares defenderam nosso país de uma revolução comunista e para isso implantaram o regime militar destituindo a esquerda do poder.

  2. Servi a Marinha por oito anos e 10 meses e tenho orgulho de ter sido militar. Marinha, Exército e Aeronáutica são o sustentáculo de uma nação. As pessoas que apóiam a esquerda irão se arrepender se esses vermes comandar essa nação por só mais um ano.

  3. Na verdade, o carnaval das escolas de samba vive disso, desconstruindo imagens, e fazendo loas ao anarquismo e depravações. É hoje um braço do tráfico, como já foi um dia dos bicheiros.

  4. Sobre ao adjetivo Pacificador, eu afirmo que Caxias foi sim um grande Estrategista.Tem um episódio que ele estava na região nordeste e teve ordem para ir para o sul onde tropas brasileiras estavam sendo derrotadas. Ele com sua tropa deslocaram para a região, porem não foi direto para o combate e parou em uma província antes, alertou que seus comandados descansarem e final da madrugada eles iriam para o combate.Questionado que estava perto porque não atacar de imediato pois os brasileiros estavam sendo aniquilados pelo inimigo, ele respondeu todos nós estamos cansados da viajem se fomos agora muitos de nós seremos abatidos então descansem para amanhã no final da madrugada atacamos pois o inimigo estará cansado e venceremos.Foi assim fez e obteve êxito.

  5. Tenho orgulho de ter servido o exército e sinto orgulho do nosso patrono Duque de Caxias !
    Parabéns às forças armadas pôr manter a nossa democracia .
    Ordem E Progresso , !

  6. É por essas e outros q o País não evolui,em pensar q tem gente postando bobagens aqui e defendendo o Maltido PT.
    SALVE CAXIAS..Salve o Exército Brasileiro…

  7. Por óbvio não são os militares de hoje quem irão desconstruir o mito Caxias, é apenas uma questão de se situar na história a prática utilizada pelo exército em meados do século XIX era atroz, quando não se resolviam às questões pela diplomacia era atrocidade mesmo.

  8. Por óbvio não são os militares de hoje quem irão desconstruir o mito Caxias, é apenas uma questão de se situar na história, a prática utilizada pelo exército em meados do século XIX era atroz, quando não se resolviam às questões pela diplomacia era atrocidade mesmo.

  9. Única desilusão em minha vida.
    Não ter tido a honra de ser integrante desta que foi a casa de um grande brasileiro.
    O maior representante de nosso exercito.
    O melhor exemplo militar e civil do nosso país.

  10. Duque de Caxias, um homem honrado e único brasileiro a receber essa condecoração do nosso saudoso Dom Pedro. Repudio qualquer um que fale qualquer vírgula contra ele.

  11. Kkkk,só Observo,
    Grande Duque de Caxias,
    Muito diferente nem o comparo
    Com esse tipinho sergonhoso
    Do governo de Dereita dessezinho
    Ai BOZONARO,mais atrapalhado que
    Os trapalhoes,Duque de Caxias deve
    Estar se Retorcendo no tumulo

    • O SEU CRIMINOSO/VAGABUNDO/LADRÃO/COMUNISTA/CRIMINOSO/ASSASSINO E DISSIMULADO ESTA PRESO PORQUE SERÁ????

      ACABOU A MORTADELA DISSIMULADO/ HIPÓCRITA DISFARÇADO DE UM SER DE BEM…

    • Acho que Caxias está se retorcendo no túmulo, muito mais por ter lutado para deixar um país a um imbecil de suas proporções, que pela conduta da governança de Bolsonaro, que, afinal, só vem desagradando a pusilânimes e assemelhados.

  12. O exército brasileiro sempre está atento a qualquer tentativa de descontruir o Brasil.Nos últimos tempos é comum se verificar uma tentativa de destruir o espiritito de de coesão do povo brasileiro dividindo a população , afastando as várias nuances raciais entre si.Isto nada mais é que uma técnica de guerrilha, Dividir para Dominar, mais eu acredito que o serviço de inteligência esta atento.

  13. Por que esses vermes que chafurdam na lama da ignomínia, abutres que solaparam a honradez do pais junto com seus apaniguados comprados com o dinheiro roubado da nação, que não se envergonham em denegrir os símbolos da pátria, não se mudam para Cuba, Venezuela, ou aqueles outros países dominados por ditadores, que eles tanto admiram? E UM RECADO AO SR CAIO JSMCAMPELO: VÁ ESTUDAR, RAPAZ! ABRA OS OLHOS PARA A REALIDADE!

  14. Boa tarde !
    Ativa e a reserva
    Nos !
    Da reserva nao admitimos a onda vermelha em nossas vidas, somos patriotas, famila , carregamos a coerência o discernimento e a disciplina militar em nossos corações, os vermelhos tenta bater em nosso maior simbolo ou patrono do exercito, Luis Alves de Lima e Silva, a reserva diz nao aos vermelhos…
    Abraços patriotas !

  15. Olá! Tenho 80 anos de idade. Não tenho nada contra o nome e a personalidade de Caxias, muito menos em denegrir tal ícone do nosso exército.
    Mas, lembro-me ainda, do que contava um tio-avô meu, irmão de meu avô, que lutou em diversas batalhas da Guerra do Paraguai. Uma delas versa exatamente sobre um fato ocorrido durante a batalha de Itororó. Contava ele, que em diversos entreveros nessa ponte, quando o exército paraguaio dava sinais de enfraquecimento, Caxias mandava o corneteiro tocar o toque de “recuar”. Os´rio, percebendo-se da situação, manteve-se perto do corneteiro. E quando chegou a ordem de tocar “retirada” Osório encostou o revolver na cabeça do corneteiro e mandou dar o toque de avançar. Assim tomaram a ponte e venceram a Batalha de Itororó.
    Depois desse fato, por razões que meu tio-avô nunca soube, Caxias foi chamado de volta para o Brasil e foi substituído pelo Conde D´Eu, marido da princesa Isabel. Ele parou os combates. reorganizou o exército, e daí em diante foram só vitórias, pois o exército paraguaio não tinha mais condições de combater. E a substituição de Caxias pelo Conde D´Eu está contida na história do Brasil.
    Jamais meu tio-avô teria necessidade de mentir, mesmo porque, detalhes de outras batalhas que ele participou merecem credulidade devido aos detalhes de reconstituição. Eu ouvia essas histórias lá pelos anos da década de 40, quando ele ainda estava vivo. Sempre foi história corrente em minha família.
    Porque o nome de Osório não teve o sucesso que o de Caxias? Talvez porque ele não fizesse parte da aristocracia da família Imperial? Não sei responder.
    Repito, eu não tenho nada contra Caxias, e nem contra ninguém, apenas reporto-me a histórias que ouvia quando criança, há mais de 75 anos.

  16. Coitada de uma sociedade que não tem o mínimo de senso crítico e de procurar saber quem foram nossos verdadeiros heróis dentro da nossa história…. e na avenida do carnaval analfabetos culturais batendo palmas e aplaudindo um carro alegórico que juntamente com um enredo falacioso procurou deturpar imagens de figuras ímpares que nos antecederam….Senhor tende piedade desses ignorantes ..

  17. Fazem tantos filmes sobre terroristas , traficantes . Pq nao usar a tv estatal para novelas e filmes sobre os nossos herois de verdade ? Temos tantos herois . Poucos sabem sobre os Pracinhas . Uma série sobre eles seria muito bem vinda

  18. O q nao é visto , tende a desaparecer . Ainda sobre a série sobre os Pracinhas , tem um filme sobre q tem depoimentos de pessoas q viveram a epoca da segunda guerra . Ficou interessante , mas pode ser melhor . Inclusive criancas italianas cantando em português o hino do Expedicionario

  19. Um grande herói brasileiro que certamente abriu mão de muito de sua vida pela pátria. Foi um grande brasileiro que ainda hj, mais de um século após sua morte, e lembrado e reverenciado pelos seus feitos patrióticos. Diferente dessa escória defensores de vagabundo q cairão no limbo do esquecimento.
    Salve DUQUE DE CAXIAS
    Salve O EXÉRCITO BRASILEIRO

  20. Ele não foi chamado de volta não.
    Quando viu que a guerra do Paraguai estava se transformando em um genocídio, pois aquele país já não tinha condições nenhumas mais de continuar a guerra, colocando à frente das fileiras crianças, não aceitou mais a situação e deixou o exército, devidamente organizado para o Conde D’eu, que a mando de D Pedro II, continuou a carnificina…
    E este, para muitos historiadores, foi um dos motivos decisivos para a posterior proclamação da república em 1889.
    Mais um motivo para nós orgulhamos do Duque de Caxias.

    • Ī se de fato aconteceu isto de crianças sendo colocada à frente da Batalha pelo exército paraguaio o comportamento de duque de Caxias foi exemplar haja Vista que criança não tem que combater nada apenas a sobrevivência Obrigada pela observação do colega anterior e obrigado pela historicidade Áureo Luiz Teixeira de Campos, muito aprender

    • Fábio: Não quero criar polêmicas, mas o que eu ouvi desde criança, não pertence à história do Brasil, pertenceu à memória de um bravo soldado que lutou na batalha de Itororó e muitas outras mais.E trouxe seu sabre, lembrança daquelas batalhas, e que eu brincava tanto com aquele sabre, sem saber das desgraças que ele tinha participado.

  21. Viva nosso exército que o impediu a ditadura do proletariado em 64 onde esses retardados da esquerda queriam ferra o Brasil!!
    Exército neles !!!!!

    ….Ouviram do impiranga as margens plácidas… …. … … … .

  22. Salve nosso patrono do Exército Brasileiro!!! Duque de Caxias, deveria ser mais lembrado nas escolas, como nós meus tempos, até meus cadernos tinham a Bandeira Nacional e o Retrato de Duque de Caxias. HOJE, infelizmente, se perguntar um aluno do ensino primário assim era chamado no meu tempo, não deve saber quem é nosso Patrono do Exército Brasileiro_ Duque de Caxias, o que é uma grande pena para o ensino. Eu me lembro quando estudava professora dizia que ele estava para morrer e ainda pronunciou” Não converse em forma”. Isto é que é ordem, respeito, exemplo. Muito lamento este comentário aí. Tanta coisa para fazer para se preocupar numa Nação tão cheia de problemas, QUEM não sabe??? Porque mexer logo com nosso exemplar Patrono do Exército Brasileiro????? Perseguição???? Não têm o que fazer????? O que pensar em fazer o bem???? Só pensar na maldade humana????? Porque isto? Neste mundo não valemos NADA, não levamos NADA, apenas o valor do bem que prestamos a humanidade que tanto necessita. Será que estamos fazendo como nas escrituras sagradas? O Diabo tentado a Jesus toda hora???? Pense nisso.

  23. Esses esquerdista não são Patriotas, por eles o país pode ser invadido por comunistas que eles vão lutar ao lado dos invasores, mas os Patriotas superão em número esses comunistas! E eles serão derrotados assim como Duque de Caxias derrotou a todos que se opuserão.

  24. Infelizmente nós brasileiros ainda mantemos da máxima, de que a galinha do vizinho é mais gorda. Caxias sempre foi um soldado exemplar e queiram ou não fazia diferença no cenário de uma batalha. Meus respeitos não só ao Marechal, mas também ao brasileiro que foi.

  25. Ī se de fato aconteceu isto de crianças sendo colocada à frente da Batalha pelo exército paraguaio o comportamento de duque de Caxias foi exemplar haja Vista que criança não tem que combater nada apenas a sobrevivência Obrigada pela observação do colega anterior e obrigado pela historicidade Áureo Lu4iz Teixeira de Campos, muito aprender

  26. Ser um “Caxias” passou a ser palavrão faz tempo. Nos conhecemos a frase “O brasileiro gosta de levar vantagem em tudo” é antiga.
    De tanto levar vantagem, criamos o país dos espertinhos governado por espertinhos.
    Precisamos que renasça em cada brasileiro o espírito de CAXIAS .
    Pode ser um trabalho hercúleo, mas não é impossível.

  27. Antonio Couto De Lima, servi a Pátria querida de: 1968 à 1973 meu grande orgulho de seguir o exemplo desse Militar que é o exemplo de a ser seguido por todos os brasileiros que amam e defendem nossa Pátria com amor, viva Duque de Caxias.

  28. Boa tarde !
    Nos !
    Na década de 70 !
    1 BG e 2 RCG guardamos seus restos mortais em seu panteon no Palácio Duque de Caxias, ou no passado ministério da guerra.
    Sob,
    Enorme respeito e orgulho e embuidos de estar cumprindo nosso dever , e consciente que ali estava, um herói nacional. E grande parte de nossas formação militar era baseado no nacionalismo e o heroísmo de Caxias.
    Portando !
    Repúdio qualquer ataque a este patrono do exercito…
    Dia triste pra mim hoje, um velho soldado do exercito…

  29. Li em um livro de historia que O Duque de Caxias tinha acesso a Dom Pedro e expressou seu desacordo com a Guerra do Paraguai, pelo grande número de mortes que o conflito causaria e pelo sofrimento de se estar inserido em combates de guerra. Disse algo como : “mesmo não conclamando o mesmo pensamento de Vossa Alteza, como soldado disciplinado, levarei meus homens ao combate na condição de comandante do Exército do Império do Brasil”.

  30. A esquerda, como este termo diz tudo, o seu caminho no meio dos povos é a contramão.
    Um pensamento danoso que carece de um tratamento até reprecivo pela tamanha insistências inoportunas.
    Os comentários dessa gente mostra o tanto de desconhecimento sobre o quê comentam, até sem fundamento, com único propósito de desconstruir e confundir a opinião pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here