Exército Brasileiro irá ativar uma nova Companhia de Engenharia de Combate na região de Marabá (PA)

General Teche anuncia a criação de uma Companhia de Engenharia em Marabá, durante evento na Camara Municipal de Marabá

O Exército Brasileiro (EB), por meio do 23º Batalhão Logístico de Selva (23° B Log Sl) vai ativar a partir do próximo dia 28 de fevereiro, a 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva (6ª Cia E Cmb Sl), que será a primeira unidade deste tipo, na região de Marabá (PA).

O anúncio foi feito pelo comandante do 23° B Log Sl, general de brigada Carlos Henrique Teche, durante sua participação na sessão de abertura da Câmara Municipal de Marabá na última terça-feira (18).

Segundo o general, o alto comando do Exército Brasileiro (EB) determinou no ano passado a implementação da nova companhia, que vai dar suporte a toda a região sul/sudeste do Pará.

“Inicialmente, a nova unidade estará alocada dento do 23° B Log Sl, e daqui a alguns anos será criado uma nova área para ela. O trabalho dessa Companhia é relativo as nossas estradas, também na questão de transporte dos grandes, (mas) isso em situação de guerra. E na paz ela vai estar formando profissionais aqui da região, nossos soldados, cabos e sargentos, a operarem o maquinário. É um grande avanço e um sonho aqui da nossa Brigada”, celebrou o general.

Ainda de acordo com o comandante do 23° B Log Sl, os trabalhos devem ser iniciados com 150 militares. “Aqueles cabos e soldados muito bons que seriam dispensados por falta de vaga foram incorporados a essa companhia e estamos recebendo os oficiais e sargentos de outros quartéis de engenharia do Brasil”, explicou.

Preparação de oficiais

O general informou ainda que na última segunda-feira (17), ingressaram 50 jovens no curso do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva.

“Até quatro anos atrás nós não tínhamos esse núcleo em Marabá, por isso recebíamos jovens de Recife, de Belém e São Luís para trabalharem como oficiais temporários na nossa Brigada. Até o ano passado eram 30 vagas, mas em 2020 conseguimos avançar e o Exército aumentou para 50, sendo 30 no 52º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) e 20 no 23º BLOG”, explicou.

Agora os jovens da região têm a oportunidade de participar do curso, trabalhar nos quartéis de Marabá com possibilidade de preencherem vagas em outros municípios, como Altamira, Itaituba, Tucuruí e Imperatriz-MA.

  • Por: Ulisses Pompeu e Fabiane Barbosa, Via Correio de Carajás