Exército Brasileiro Realiza Operação Carcará II em Preparação para a CORE 25 com os EUA

Data:

Entre os dias 5 e 9 de maio, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada conduziu a Operação Carcará II, no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcante, em Araçoiaba (PE), com o objetivo de capacitar os Grupos de Combate da 1ª Companhia de Fuzileiros para o Exercício CORE 25, em parceria com o Exército dos Estados Unidos. O exercício reforça a interoperabilidade e a prontidão das tropas brasileiras para operações conjuntas e missões internacionais de paz.

Preparação para a Operação CORE 25

A Operação Carcará II foi coordenada pelo 14º Batalhão de Infantaria Motorizado e teve como foco o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o combate moderno. Participaram do exercício os grupos de combate da 1ª Companhia de Fuzileiros, com ações voltadas ao fortalecimento da coesão tática e à elevação da capacidade de combate em ambientes desafiadores, como o bioma da Caatinga — palco da próxima edição da CORE.

Atividades Práticas e Capacitação

Durante a operação, os militares participaram de uma série de oficinas práticas, que incluíram:

  • Marchas táticas com e sem obstáculos;

  • Tiro de instrução avançado (TIA);

  • Conduta em combate em diversos cenários;

  • Primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar em zona hostil;

  • Orientação e navegação diurna e noturna;

  • Procedimentos de coleta e análise de informações operacionais.

Segundo o 3º Sargento De França, comandante do 3º Grupo de Combate do 2º Pelotão de Fuzileiros, “esta operação está me dando a oportunidade de conhecer melhor meus subordinados, que irão trabalhar comigo durante este ano, principalmente na Operação CORE 25”.

Interoperabilidade e Cooperação Internacional

A Operação CORE (Combined Operations and Rotation Exercises) é um exercício militar bilateral que visa integrar forças brasileiras e norte-americanas por meio de treinamentos conjuntos anuais até 2028. O foco da CORE está em:

  • Padronização de procedimentos operacionais;

  • Aprimoramento da interoperabilidade tática e estratégica;

  • Elevação da prontidão para missões de paz e operações combinadas.

A edição de 2025 será realizada nas cidades de Petrolina (PE) e Lagoa Grande (PE), de 1º a 14 de novembro, contando com tropas treinadas para operações em ambiente semiárido, além de unidades especializadas em mobilidade e comunicações.

Resultados e Relevância da Operação Carcará II

A Carcará II contribuiu para:

  • A manutenção de elevados padrões de prontidão operacional;

  • O fortalecimento da liderança militar em pequenos escalões;

  • O desenvolvimento do espírito de corpo e disciplina operacional;

  • A preparação técnica e psicológica dos militares para contextos de combate multinacional.

Essa etapa representa um marco na preparação da Força Terrestre para o comprometimento com os padrões da OTAN, especialmente em aspectos de interoperabilidade e atuação conjunta em coalizões internacionais.


Editorial Defesa TV

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

ENEL RIO ENTREGA OBRAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO

Contemplado pela Chamada Pública da Projetos de Eficiência Energética,...

Marinha, MCTI e CNPq premiam cientista do Sirius com a maior honraria da ciência brasileira

A Marinha do Brasil (MB) reafirmou seu compromisso com...

Artilheiros do Estado de São Paulo celebram legado de Mallet em solenidade regional no 2º GAAAe

Praia Grande (SP) – Em comemoração ao Dia da Artilharia, a...