Exército Brasileiro realiza Operação Escudo Antiaéreo no litoral de São Paulo

blank

blankO 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) – Grupo José Bonifácio e Fernando de Noronha, realizará um exercício de adestramento, a partir desta segunda-feira dia 15, no aeródromo de Itanhaém, no litoral de São Paulo. Onde helicópteros do Exército Brasileiro realizarão sobrevoos simulando ataques até a próxima quinta-feira dia 18. O exercício simulado é parte da Operação Escudo Antiaéreo, a qual consiste em adestrar a tropa no planejamento e execução da Defesa Antiaérea de Estruturas Estratégicas.

A Força Aérea Brasileira irá apoiar o exercício com seus caças, que deverão realizar sobrevoos ao aeródromo simulando ataques a defesa antiaérea. As equipes terão a missão de defender a área. Durante o exercício, serão utilizados materiais antiaéreos do Centro de Operações Antiaéreas, que faz o controle e o emprego dos sistemas de armas. Será empregado o Radar SABER (de fabricação nacional), equipamento de busca de alvos destinado à defesa antiaérea de baixa blankaltura, visando à proteção de pontos como indústrias, usinas e instalações governamentais, além da utilização de sistemas de defesa antiaérea de fabricação russos e suecos, usados para a defesa de aeródromos, comboios ou para complementar outros sistemas.

Anteriormente, o 2º GAAAe realizou entre os dias 02 e 03 de outubro a Operação Alerta Antiaéreo que serviu de preparação para esta Operação em curso. Contou com a participação de militares do C² (Comando e Controle), efetivo pertencente ao Comando de Aviação do Exército. O exercício teve como objetivo a transmissão de mensagens de tiro via Sistema de Comunicações Militares por Satélite (SISCOMIS) e rádios Falcon Harris.

*Com informações do G1 (Santos e Região) e 2º GAAAe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here