Exército Brasileiro realiza primeiro tiro real da nova viatura blindada de combate M109 A5 + BR

A nova Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5 + BR, recém-adquirida pelo Exército Brasileiro (EB), efetuou no dia 18 de novembro, o seu primeiro tiro real.

O Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3) foi a unidade responsável pelo tiro; o qual foi realizado no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), com uma guarnição do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, Regimento Mallet (3º GAC AP).

O evento contou com apoio de integrantes da empresa BAE Systems, responsáveis pela adequação e a avaliação técnica do funcionamento dos novos obuseiros.

Todos os 32 blindados recebidos recentemente pelo EB passarão pelos testes, para serem observadas in loco possíveis falhas ou problemas do material antes de serem distribuídos ao Regimento Mallet e ao Grupo Salomão da Rocha, organizações militares que irão receber o novo material.

Sobre o M109 A5 + BR

Os carros de combate adquiridos junto aos EUA e serão modernizados pela Empresa BAE System fazem parte do projeto de modernização da Artilharia de Campanha do Brasil.

A aquisição amplia a capacidade da Artilharia brasileira, tendo em vista que o produto foi modernizado com base nas necessidades do Exército Brasileiro. O novo modelo tem maior alcance e reduz o tempo entre o recebimento da missão de tiro e o disparo em mais de 80% em relação aos modelos anteriores.

  • Fonte: Pq R Mnt/3, Fotos: Luciano Souza


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!