Exército Brasileiro recebe lote de 96 viaturas blindadas doadas pelos EUA via Foreign Military Sales (FMS)

O Porto de Paranaguá, um dos mais movimentados do país, foi palco da chegada ao Brasil de mais um lote de 96 veículos blindados, os quais foram doados ao Exército Brasileiro por meio do Foreign Military Sales (FMS) ou Programa de vendas militares do governo norte-americano a países amigos. Antes de serem distribuídos as unidades do país, eles irão passar por um processo de modernização e adaptação para os padrões da força terrestre no Parque Regional de Manutenção/5, em Curitiba.

A viagem durou 16 dias desde o estado americano da Flórida até o Brasil. Ao chegar em seu destino foi montada um grande operação logística no Porto de Paranaguá, feita sob a coordenação da Base de Apoio Logístico do Exército. “A Divisão de Importação e Exportação está acostumada a fazer esse tipo de trabalho, operando em todos os portos do Brasil. Estamos aqui para facilitar a chegada desses 96 blindados, como sempre fazemos com o material importado ou exportado pelo Exército Brasileiro”, afirmou o comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, General Moacir Rangel Junior.

Outra equipe, oriunda da 5ª Região Militar, a qual é responsável pelos estados do Paraná e Santa Catarina, planejou o transporte de Paranaguá até Curitiba. Ao todo, 130 militares participam desta grande operação logística, que deve se findar neste final de semana. Há uma previsão, da chegada de mais um lote de 32 blindados no início de 2019. Estes veículos estão sendo manutenidos pelas forças armadas americanas e serão embarcados na sequência.

Os blindados desembarcados esta semana são: 56 unidades do obuseiro autopropulsado M109 A5 e 40 unidades da viatura remuniciadora M992. O M109 A5 tem um maior alcance e reduz em 80% o tempo entre o recebimento da missão de tiro e o disparo em relação aos modelos usados atualmente pelo Exército. As viaturas serão equipadas no Brasil com GPS de última geração, sistema eletrônico de pontaria, computador de tiro, entre outros equipamentos.



1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below