Exército Brasileiro recebe novas viaturas do Programa Estratégico Astros 2020 MK-6

As viaturas fazem parte do segundo lote de aquisições do Programa Astros 2020

Com o intuito de contribuir com o objetivo Estratégico do Exército de dissuasão extrarregional, foi entregue nesta sexta-feira (28), o segundo lote de viaturas do Programa Astros 2020. A cerimônia ocorreu na sede do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes no Forte Santa Bárbara em Formosa (GO). No total, o Exército recebeu oito veículos padrão MK-6, sendo duas para utilização como controladora de fogo (AV-UCF), três como posto meteorológico (AV-MET) e outras três que serão utilizadas como oficina veicular e eletrônica (AV-OFVE).

O Programa Estratégico do Exército Astros 2020 tem como principal objetivo dotar a Força Terrestre de um sistema estratégico de artilharia de mísseis e foguetes que permite atingir alvos de forma mais precisa e a longas distâncias. O gerente do Programa Estratégico do Exército Astros 2020, general José Júlio Dias Barreto, destacou que o evento marca um passo importante para a Defesa do país.

General destaca a importância do Programa Astros 2020

“A estratégia nacional de defesa, aprovada em 2008, estabeleceu que as Forças Armadas brasileiras tinham, como um de seus objetivos, contribuir com uma dissuasão extrarregional, e o Programa Astros tem exatamente esse como um de seus pilares”, disse. Um dos projetos do Programa Astros é a aquisição e modernização de viaturas. Ainda de acordo com o general Barreto, com relação à modernização, foram entregues à Força Terrestre três lotes de viaturas. Com a entrega dos oito veículos no evento ocorrido em Formosa, foi concluído o segundo lote da aquisição, totalizando 20 veículos militares com alto valor tecnológico agregado.

Forte Santa Bárbara

A construção do Forte Santa Bárbara é parte do desenvolvimento do Programa Astros 2020. A obra deve ser concluída em meados de 2020, dotando o Exército com um centro de artilharia de mísseis e foguetes. O general Barreto lembra que o impacto da iniciativa na região é extremamente benéfico: “Com o envolvimento de várias empresas na área de construção civil neste grande complexo, muitas vagas de emprego são geradas e, consequentemente, todo município ganha com o desenvolvimento e a infraestrutura”, enfatizou.

Viaturas do Programa Astros 2020

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (AsCom) Ministério da Defesa
Por Laylla Santos
Fotos: Keven Cobalchini/MD





Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below