Exército britânico testa veículo blindado com visão eletro-óticas

blank

Está sendo desenvolvido por engenheiros da Elbit System, um veículo de combate para o Exército britânico projetado para conflitos em áreas urbanas, equipado com uma rede de câmeras de infravermelho e eletro-óticas, que lhe permitirá ver o que está ocorrendo do lado de fora do tanque mesmo com escotilhas fechadas.

O Exército britânico exibiu recentemente o novo modelo do veículo de combate Challenger 2, aperfeiçoado para operações urbanas, que foi batizado de Streetfighter II.

blank
O HMD “transparente” da IRON VISION fornece recursos significativamente aprimorados para as equipes de veículos que operam no modo fechado. (Foto: Elbit Systems)

O blindado está equipado com um sistema de visão dispersada IronVision desenvolvido pela empresa israelense Elbit Systems, que permite que a tripulação veja tudo ao seu redor, mesmo que todas as escotilhas estejam fechadas, conforme publicou o site Military Times.

A tecnologia inovadora consiste em uma rede de câmeras de infravermelho e eletro-óticas, “de consciência situacional”, que são instaladas em torno da escotilha do tanque. A rede de câmeras transmite imagens em tempo real em alta resolução para a tela do IronVision instalada nos capacetes dos tripulantes.

A proteção adicional é bem-vinda em ambientes urbanos onde os veículos blindados são mais vulneráveis e onde as forças inimigas podem se aproveitar dos pontos fracos do veículo, ou seja, dos pontos de onde a visibilidade é escassa.

  • Com agências internacionais