Exército Britânico vai comprar 500 Boxer IFVs

O Exército Britânico comprará mais de 500 veículos Boxer, segundo o ministro da Defesa, Stuart Andrews.

Falando no evento Dynamics Vehicle Dynamics (DVD2018) deste ano, o ministro da Defesa confirmou que os fornecedores receberam sinal verde para apresentar planos para a nova frota de veículos blindados de oito rodas do exército britânico.

Realizado em Milbrook Proving Ground, em Bedfordshire, o DVD2018 é um dos principais eventos mundiais de equipamentos terrestres, apresentando novos produtos e tecnologia para o Exército Britânico.

A decisão deve gerar pelo menos mil empregos no Reino Unido.

Fabricado pela ARTEC GmbH, o Boxer é um veículo de combate blindado multi-função, alemão-holandês, projetado para realizar uma série de operações através do uso de módulos de missão instaláveis.

O Boxer já é operado pelos exércitos alemão, holandês, lituano e recentemente comprado pela Austrália.

Os requisitos de exigência do Veículo de Infantaria Mecanizado (MIV)  foram feitas há quase dois anos, quando foi noticiado pela primeira vez em outubro de 2016 que o Ministério da Defesa havia feito uma sondagem preliminar de mercado para a aquisição do Boxer por governo a governo. Como publicidade, a Rheinmetal exibiu um Boxer em um esquema de pintura da Union Jack no DSEI 2017 para promover o veículo para a exigência de MIV.

Movimentos mais sérios em direção a concretização do negócio, ocorreram em novembro de 2017, quando uma empresa do exército alemão mecanizou a infantaria equipada com 11 Boxers que se exercitaram pela primeira vez com unidades do Exército britânico na planície de Salisbury. Fontes do Exército Britânico negaram que o exercício de treinamento estivesse ligado a qualquer decisão sobre um processo de aquisição para o seu projeto MIV.

Em 4 de fevereiro de 2018, foi relatado que a Artec assinou acordos com fornecedores do Reino Unido, incluindo a BAE Systems, Thales UK e Pearson Engineering, o que contribuiu para que 60% do valor do contrato fosse feito na Grã-Bretanha, juntamente com a montagem final do contrato. MIVs em instalações já pertencentes ao consórcio. 

Em 3 de abril, o anúncio da seleção do Boxer para o MIV não incluiu detalhes sobre quantidade, custo, prazo ou qualquer status contratual. Através de um aviso voluntário de transparência ex ante, em 19 de julho de 2018, o Ministério da Defesa divulgou a sua intenção de encomendar entre 400 e 600 Boxers em 4 variantes, além de veículos de formação de condutores, veículos de instrução e apoio. 

O veiculo inclusive  vem sendo testado com  uma  torre Lockheed Martin segundo requisitos do exercito inglês.

O contrato conterá opções para aumentar a quantidade de veículos em até 900 adicionais.


Fonte: MOD e outras fontes.

JG





Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here