Exército chinês em alerta máximo por aproximação de destróieres dos EUA em ilhas no Sul do Mar da China

Porta-voz do Exército Popular de Libertação da China (PLA) alertou que o governo “tomará todas as medidas necessárias para proteger a soberania nacional” e a estabilidade na região.

O PLA está em alerta máximo e “tomará todas as medidas necessárias para proteger a soberania nacional” e a estabilidade no mar do Sul da China”, informou o tenente-coronel Li Huamin ao portal das Forças Armadas da China.

O Exército chinês enviou mensagem aos destróieres da Marinha dos EUA a deixarem a região, segundo a publicação. Segundo Li, Pequim tem “soberania indiscutível” sobre as ilhas Spratly, localizadas no mar do Sul da China e reivindicadas pela China, Filipinas e Vietnã.

As declarações ocorreram depois de que os destróieres USS Preble (DDG-88) e USS Chung Hoon (DDG-93) se aproximaram à uma distância de 22 Km dos recifes Gaven e Johnson, que fazem parte do arquipélago em disputa, provocando alerta em Pequim, que solicitou a Washington em interromper as “ações provocativas”.

O comandante da Sétima Frota dos EUA, Clay Doss, afirmou que o ato se tratou de um “passo inocente”, cujo objetivo era “desafiar as excessivas reivindicações marítimas e preservar o acesso às vias navegáveis regidas pelo direito internacional”.

Por sua vez, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, revelou que, depois de identificar as embarcações, foi alertado que estes haviam “infringido a soberania chinesa e comprometido a paz e a segurança das águas”.

  • Com informações de agências de notícias internacionais



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here