Exército doa blindados e fuzis à Brigada Militar no RS

Data:

Porto Alegre (RS) – Foi concretizada, nesta segunda-feira (17/03), a doação de seis blindados Urutu e 20 fuzis pelo Exército Brasileiro à Brigada Militar. Em cerimônia realizada no Quartel-General do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre, o General de Exército Hertz Pires do Nascimento, Comandante Militar do Sul, e o governador do Estado, Eduardo Leite, assinaram o termo de doação que transfere os materiais do Exército à polícia militar gaúcha.

A solenidade foi acompanhada por militares do Exército e da Brigada Militar, além de outras autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, no Salão Nobre do Comando Militar do Sul.

O comandante e o governador destacaram também o simbolismo que tem essas doações, reforçando a integração entre o Exército e o Poder Executivo para trabalhar em prol dos gaúchos.

“O que estamos fazendo é um grão de areia, mas que certamente vai ajudar as capacidades da Brigada Militar. Nos colocamos à disposição para ajudar ainda na continuidade da capacitação, porque essas viaturas serão dispersas pelo estado, e em cada cidade temos uma unidade de cavalaria próxima que possa ajudar. Segurança pública é responsabilidade de todos”, afirma o General Hertz.

“A doação que está sendo feita tem uma importância, não é apenas um grão de areia, certamente é muito relevante para o que significará de apoio nas ações de segurança pública. Por isso somos muito gratos ao Exército Brasileiro por proporcionar esse apoio com esses equipamentos. Essa doação torna concreta essa parceria que vai muito além dos equipamentos, dos veículos, vai efetivamente na ação conjunta”, agradece o governador.

Foto: Comando Militar do Sul

Conforme a Brigada Militar, os blindados serão destinados ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE), de Porto Alegre, e aos batalhões de choque de Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e da Capital

Durante o mês de fevereiro, 31 policiais militares de diversas cidades do Estado participaram de estágio de capacitação. Durante 11 dias, eles passaram por instruções teóricas e práticas no 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, em Porto Alegre, que os capacitaram à operar os blindados.

As viaturas blindadas de transporte de pessoal URUTU eram usadas pelo Exército Brasileiro desde a década de 1970. Elas estão sendo substituídas dentro do Programa Forças Blindadas pelo Guarani, que é uma versão mais moderna que já está em operação no Exército e foi muito importante durante a Operação Taquari 2, no Rio Grande do Sul, nas enchentes de 2024.

Fonte: Exército Brasileiro

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

CMN realiza seminário para 400 pessoas

Belém (PA) - Com a proximidade da COP-30, que...

Paulo Vianna debate cibersegurança e geopolítica na Universidade da Polícia (UNIPOL)

Na mais recente edição do podcast Debate Brasil, produzido...

Nova Campanha de Ciberespionagem Ameaça Governos e Telecomunicações no Sudeste Asiático

Uma nova campanha de Advanced Persistent Threat (APT), batizada de Earth Kurma,...

Marinha leva segurança e educação náutica ao Rio Boat Show 2025

A Marinha do Brasil (MB) participa da 26ª edição...