Exército participa da 11ª Peregrinação dos Militares do Brasil

Na madrugada de 1º de dezembro, dois ônibus do Exército Brasileiro saíram do Palácio Duque de Caxias (PDC), com destino à cidade de Aparecida (SP), cerca de 3 horas do Rio de Janeiro. Sob a coordenação do Capelão Militar do Comando Militar do Leste (CML), Ten Cel Marcelo José, o evento teve como principal finalidade participar da 11ª Peregrinação dos Militares do Brasil, realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida.

Presentes no santuário de arquitetura monumental e estilo predominantemente neorromânico, a caravana de civis e militares se juntou ao público de cerca de 80 mil devotos. Às 9 da manhã, iniciou-se a missa em homenagem a todos os militares do Brasil. Em um momento muito esperado, a imagem de Nossa Senhora de Aparecida chega no interior da basílica e é levada ao ponto nodal da igreja.

O entorno do altar era composto por militares da Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) Brasília (DF), Sergipe (SE), Espírito Santo (ES), e demais representantes de forças auxiliares. De forma muito emotiva, os presentes fizeram suas preces á Padroeira do Brasil.

Logo após, foi dado o toque da banda da Escola de Especialistas de Guaratinguetá da Aeronáutica – em homenagem aos militares tombados vítimas da violência em todo nosso país. Sob regência da cerimônia eucarística, estava o Arcebispo do Ordinário Militar do Brasil Dom Fernando José Guimarães que teceu palavras de profunda reflexão.

Dando continuidade a romaria dos militares, foi feito um trajeto entre a Basílica nova à velha. Com cerca de 400m a chamada “Passarela da Fé” liga as duas basílicas e foi atravessada por alguns fiéis de joelhos, completando a programação do dia.

image004image016image005image006image002



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below