Exército reforça coesão institucional e prontidão estratégica para a COP 30

Data:

Belém (PA) — Em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro na capital paraense, o Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, esteve em Belém para inspecionar o Comando Militar do Norte (CMN). Durante a visita institucional, realizada em 30 de junho, o General Tomás pôde conhecer de perto as ações em curso, os meios disponíveis e a estrutura das tropas do Comando Militar do Norte, com ênfase na segurança, logística e prontidão das unidades operacionais que terão papel estratégico durante o maior evento climático do planeta.

Liderança e alinhamento tático

A presença do Comandante do Exército representa um gesto de liderança que fortalece a coesão interna. Além de inspecionar os preparativos da COP 30, a visita incluiu uma formatura com as tropas da Guarnição de Belém, com aproximadamente 800 homens e mulheres, reforçando o espírito de corpo e o comprometimento da Força.

“É uma honra muito grande para o Comandante do Exército ver essa tropa vibrando. É a maior resposta que um Comandante pode ter. Daqui a pouco tempo o Comando Militar do Norte vai ser o centro de gravidade do mundo, com a responsabilidade de garantir parte das ações da COP 30”, afirmou o General Tomás.

Continuidade da missão e defesa da Amazônia

Após a agenda em Belém, a comitiva seguiu para outras localidades na região da fronteira norte do Brasil: Tiriós, no município de Oriximiná (PA), Clevelândia do Norte, no Oiapoque (AP) e Vila Brasil (AP). O objetivo é a inspeção às tropas que realizam combate aos ilícitos transfronteiriços, ao tráfico de drogas, aos crimes ambientais e ao garimpo ilegal, bem como o apoio logístico às operações de desintrusão de terras indígenas.

Fonte: Exército Brasileiro

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Preparação no Brasil: por que ainda não levamos a sério?

Vivemos em um país marcado por catástrofes recorrentes: enchentes,...

Veteranos da FAB são convidados a participar do Desfile Cívico-Militar de 9 de Julho

A Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB)...

Operação Atlas recebe representantes das indústrias de defesa

Brasília (DF) – No contexto da Fase 1 da Operação...

Exército Brasileiro lança vídeo sobre o Sistema ASTROS com foco em poder de fogo e precisão

O Exército Brasileiro divulgou um novo vídeo em seu...