Exército Sírio prepara grande operação contra terroristas depois de inúmeras violações de cessar-fogo

blank
Imagens de tropas e equipamentos do Exército Arabe Sirio a caminho da região de Daara. Via SANA Syria.

Em 24 de agosto, a crise na parte sul da cidade síria de Daraa, conhecida como Daraa al-Balad, atingiu um nível sem precedentes devido as inúmeras violações de cessar-fogo acordadas entre o Exército Sírio e os militantes rebeldes do SDF, que eventualmente são apoiados pelos grupos terroristas afiliados do ISIS e Al Qaeda com apoio da Turquia.

O Exército Árabe Sírio (SAA) implantou mais reforços, incluindo armas pesadas, em torno de Daraa al-Balad e intensificou seus ataques na área. Essas medidas tiveram como objetivo pressionar os líderes locais que ainda se recusam a cumprir as demandas das autoridades sírias.

As autoridades querem expulsar mais de 100 militantes ligados ao terrorismo islâmico das SDF, ISIS e Al Qaeda procurados de Daraa al-Balad e implantar unidades da SAA na área para protegê-la.

Em uma tentativa de acalmar a situação, uma força da Polícia Militar das forças russas na Síria apoiado por unidades da 8 ª Brigada entrou Daraa al-Balad.

Inicialmente, a situação parecia estar tomando um rumo positivo. A SAA interrompeu seus ataques e ônibus entraram na área para evacuar os militantes procurados que seriam anistiados ou poderiam fugir para outras regiões.

No entanto, a maioria dos homens armados procurados insistiu em ficar e os líderes locais tomaram o seu lado, o que forçou as forças russas a se retirarem. Os militantes rebeldes também bombardearam a parte norte da cidade de Daraa.

Oito militantes que aceitaram deixar Daraa al-Balad chegaram na manhã de 25 de agosto às áreas ocupadas pelos turcos na governadoria de Aleppo, no norte do país.

Agora, a SAA está se preparando para lançar um ataque militar total em Daraa al-Balad. Embora a Rússia ainda esteja se esforçando para evitar esse cenário, as chances de os líderes locais realmente aceitarem um acordo permanecem pequenas.

Um ataque do exército em Daraa al-Balad pode levar a distúrbios em outras partes da governadoria, onde centenas de ex-rebeldes ainda estão instalados e bem armados com o apoio da Turquia, do ISIS e da Al Qaeda.

Abaixo, diversos vídeos das atividades do Exército Árabe Sírio (SAA) na região, divulgadas pela agência SANA Syria:

  • Com informações SANA Syria, SOHR – Syrian Observatory for Human Rights, France Inter, STFW Analysis & Intelligence via redação Orbis Defense Europe/Genebra.