Exércitos Brasileiro e de Portugal fortalecem cooperação em Defesa Cibernética e Guerra Eletrônica

Data:

Brasília (DF) – No dia 21 de março, o Chefe do Estado-Maior do Exército de Portugal, General de Exército Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão, acompanhado do Diretor de Comunicações e Informação (DCI) do Exército português e de comitiva, visitaram o Forte Marechal Rondon, sede do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) e do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX). O objetivo do encontro foi promover a troca de conhecimentos e a integração nas áreas de Comunicações, Guerra Eletrônica e Defesa Cibernética, fortalecendo a cooperação entre ambos os exércitos.

A visita foi conduzida pelo Comandante de Defesa Cibernética, acompanhado do Comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, do 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército e oficiais-generais do ComDCiber. A programação teve início com as honras militares, seguidas por apresentações institucionais nos pavilhões de comando do CCOMGEX e do ComDCiber, onde foram destacadas a missão, a organização e as capacidades desses comandos estratégicos.

Foto: Exército Brasileiro

Em seguida, a comitiva visitou as instalações do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE), ocasião em que conheceu sua estrutura e as ferramentas de ensino empregadas, sendo também apresentada ao Simulador de Ações Cibernéticas (SACI), uma iniciativa inovadora no campo da defesa cibernética nacional.

Ao término da atividade, o Chefe do Estado-Maior do Exército Português destacou a importância do estreitamento dos laços de amizade e confiança entre os dois países. Esta iniciativa reforça o compromisso do Exército Brasileiro com a integração e a cooperação com exércitos de países amigos.

Fonte: Exército Brasileiro

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias