O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está em processo de expansão com a implantação de um novo campus em Fortaleza, Ceará. Esta será a primeira unidade do ITA fora de São José dos Campos, São Paulo, e visa atender à crescente demanda por formação de engenheiros na região Nordeste.
Avanços Recentes
Em 31 de julho de 2024, o ITA sediou a 5ª Reunião do Grupo Multidisciplinar de Acompanhamento da Implantação (GMAI) do novo campus em Fortaleza. O encontro contou com a presença de representantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF), Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA), entre outros órgãos envolvidos no projeto. O Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, destacou a complexidade e a importância do projeto para o país. 
Cursos Oferecidos
O novo campus oferecerá inicialmente os cursos de Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas. Os alunos ingressarão em 2025 e cursarão os dois primeiros anos em São José dos Campos. A partir de 2027, as aulas serão transferidas para as novas instalações em Fortaleza. Esses cursos foram definidos após estudos de viabilidade e demandas do mercado, com o objetivo de formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios tecnológicos atuais. 
Infraestrutura do Novo Campus
Localizado na Base Aérea de Fortaleza, o novo campus terá uma área de 18.568,59 m², incluindo:
•Bloco de Alojamentos: Três pavimentos com salas de atividades, sala de aula, quartos com acessibilidade e unidades habitacionais para até 80 alunos.
•Bloco Acadêmico: Três pavimentos com 14 laboratórios didáticos, salas de aula, auditórios, salas de reunião, biblioteca e espaços de convivência.
A previsão é que as obras estejam concluídas para receber os alunos em 2027. 
Parcerias e Desenvolvimento Regional
A expansão do ITA para o Ceará resulta de uma parceria entre o Ministério da Defesa, o Comando da Aeronáutica, o Governo do Estado do Ceará, a Confederação Nacional da Indústria e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará. O objetivo é transformar o estado em um polo nacional de inovação e educação de alto nível, aproveitando o destaque dos estudantes cearenses nos vestibulares do ITA. 
Editorial Defesa TV