F-15Es e F-16s da USAF efetuam operação contra posições do ISIS no Iraque

blank
Um F-15E Strike Eagle da Força Aérea dos EUA parte após receber combustível de um Stratotanker KC-135 da Força Aérea dos EUA durante uma missão de reabastecimento aéreo sobre o sudoeste da Ásia, em 22 de dezembro. (Sargento Trevor T. McBride / USAF).

Caças da USAF apoiaram um recente ataque contra alvos do ISIS nas montanhas Makmour do Iraque, disse um porta-voz militar do Pentágono na manhã de quarta-feira dia 24/03.

“Mustafa Al-Kadhimi, primeiro-ministro do Iraque, aprovou o uso do poder aéreo da Coalizão para garantir a derrota do Daesh nas montanhas Makhmour”, disse o coronel do Exército Wayne Marotto, porta-voz da Força-Tarefa Conjunta Combinada-Operação Inerent Resolv, em uma declaração ao Military Times.

“Este é um terreno difícil e Daesh estava se escondendo em cavernas e túneis. Em apoio à ISF, os F-15E e F-16 da Força Aérea dos EUA faziam parte do poder aéreo da Coalizão usado contra o Daesh para eliminar os remanescentes do Daesh. ”

Em um tweet na manhã de quarta-feira, Marotto disse que em coordenação com o Serviço de Contra-Terror do Iraque, as Forças de Segurança do Iraque e Peshmerga conduziram a Operação Leão Pronto nas montanhas Makhmour, localizadas na região curda do Iraque.

Os jatos da coalizão, bem como a força aérea iraquiana e as unidades de aviação do exército apoiaram as operações terrestres com 312 ataques aéreos que destruíram 120 esconderijos e posições que mataram 27 “terroristas”, tuitou Marotto. “Juntos, somos uma combinação letal para #DefeatDaesh.”

Yehia Rasool, porta-voz do Ministério da Defesa do Iraque, escreveu que a operação foi lançada em 9 de março na cordilheira Makhmour, a sudeste de Mosul, “visando os remanescentes” do ISIS.

Marotto disse não ter detalhes táticos sobre os ataques aéreos dos EUA ocorreram, mas que os F-15E Strike Eagles e F-16 Fighting Falcons realizaram vários ataques aéreos.

  • Fonte: USAF/ U.S. DoD/ Operation Inherent Resolve, via redação Orbis Defense Europe.

Comments are closed.