FAB apresenta Mirage 2000C com pintura comemorativa em homenagem a Ayrton Senna

Foto por Cel. R1 QoInt Carlos Marcelo Cardoso Fernandes.

A cerimônia ocorreu para celebrar o aniversário de 47 anos da Base Aérea de Anápolis – ALA 2, os 40 de criação do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA – JAGUAR), o Dia da Aviação de Caça Brasileira e os 30 anos do voo supersônico do piloto Ayrton Senna .

Por iniciativa do Cel. Av. Antonio Marcos Godoy Mioni, os ex-comandantes do 1º GDA e da Ala 2 receberam homenagem especial pelos importantes méritos prestados à nação brasileira ao desempenharem decisivos papeis de liderança. O membro executivo do Comdefesa-GO, também ex-comandante da ALA 2, Cel. Av. Cícero Cecatto, recebeu a homenagem.

Para o Coronel, a homenagem significa um importante reconhecimento pelos serviços realizados tanto em prol da Força Aérea Brasileira como da sociedade anapolina. A iniciativa foi do atual Comandante da ALA 2, Cel. Av. Antônio Marcos Godoy Mioni.

O Comandante da Aeronáutica, Ten. Brig. Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, prestigiou o evento. Na oportunidade, o presidente Anastacios Apostolos Dagios, o Cel. Av. Cecatto e também o membro executivo do Comdefesa-GO, Baltazar José dos Santos, atualizaram-no sobre as ações do Comdefesa-GO. O assessor institucional da ACIA, Drº Adimir Luchetti, também esteve presente.

A solenidade terminou com a inauguração da pintura comemorativa do Mirage 2000C em alusão ao voo supersônico do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva. O piloto realizou o sonho de romper a barreira do som atingindo a velocidade Mach 1.4 (1.728 km/hora) nas asas do Mirage III, pertencente ao Esquadrão Jaguar, de Anápolis (GO), no dia 29 de março de 1989.

Saiba mais sobre o vôo de Ayrton Senna acessando:

https://www.defesa.tv.br/voo-de-ayrton-senna-em-mirage-iii-da-forca-aerea-brasileira-completa-30-anos/

Sobre a ALA 2, antiga BAAN

A Base Aérea de Anápolis – Otávio Lage de Siqueira (BAAN) é uma base da Força Aérea Brasileira localizada na cidade de Anápolis, estado de Goiás. Sua função primordial é a defesa aérea de Brasília, capital do Brasil.

A Base Aérea de Anápolis foi a primeira base aérea brasileira planejada e construída especialmente para receber um tipo específico de avião, os caças de fabricação francesa, Mirage IIIE/D designados na Força Aérea Brasileira como F-103. A operação desses aviões exigia a construção de um base inteiramente nova e plenamente capacitada a operar aviões supersônicos.

Por questões estratégicas, foi decidido que a nova base seria construída nas proximidades de Brasília, e os F-103 destinados primordialmente à defesa da capital do país. Assim, após vários estudos (incluindo questões de tráfego aéreo e interferências de rádio) a escolha acabou recaindo sobre a cidade de Anápolis, situada a 160Km de Brasília.

Com informações via ALA 2, FAB e texto de Acia Anapolis com fotos gentilmente cedidas pelo Cel. R1 QoInt Carlos Marcelo Cardoso Fernandes via 1o Ten. R2 Qcoa SJU Lysia Röesler Bertolini.

9 COMENTÁRIOS

  1. Linda homenagem e linda pintura. A FAB poderia disponibilizar foto em alta resolução para colocar de papel de parede no meu PC, já que nunca voarei em um desses, pelo menos fico olhando todo dia.

  2. Sem dúvida, poucos brasileiros levou o nome do de nosso país,de forma tão positiva para o mundo quanto Airton Senna! Justicima homenagem! Más ficará melhor se expor esse avião nas principais cidades do brasil.se ele ainda estiver em condições de vôo; aí irá arrasar! Eventos desse tipo aumenta o patriotismo…

  3. A homenagem faz todo sentido. O que não faz sentido é fazê-la em uma aeronave de um modelo que Senna não voou (deveria ser feita em um F-103 ou em um F-5)e que não está ativa.

  4. Toda e qualquer homenagem feita a esse ícone da velocidade é sempre de alta relevância, além de ser um excelente piloto era o cara que nunca teve vergonha de carregar o nome do nosso Amado Brasil, desfilava com orgulho a bandeira do nosso País.O orgulho que todo brasileiro deveria ter. Esse podemos denominar como um grande brasileiro que nos representava.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below