FAB oferece curso de desenho organizacional e estrutura de cargos públicos

Data:

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), iniciou, no dia 25/02, um Programa de Capacitação Organizacional, com a realização do primeiro Curso de Desenho Organizacional e Estrutura de Cargos de Organização Pública (DOECOP). As aulas estão sendo ministradas nas dependências da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), em Brasília, com encerramento previsto para o dia 13/06.

O programa tem como objetivo agregar conhecimentos em eixos estruturantes na área corporativa, com foco em Gestão de Processos, Estratégia Organizacional, Inovação, Desenho Organizacional, Recursos Humanos e Tecnologias.

Reunindo militares e civis diretamente envolvidos nas áreas de governança administrativa, integridade institucional e ciência e tecnologia, o curso utiliza como estudo de caso o processo de criação da Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A. – ALADA, por meio de oficinas colaborativas estruturadas em fases, com o objetivo de viabilizar a ativação da empresa no segundo semestre de 2025.

As primeiras semanas serão dedicadas à construção da cadeia de valor, dos eixos de coordenação e desenho detalhado de uma estrutura organizacional, seguida da identificação, descrição analítica e construção de uma estrutura de cargos eficiente.

O coordenador da equipe de estruturação da Empresa ALADA, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, destacou a importância da metodologia empregada para a formação de uma base organizacional robusta. “Este programa representa um marco importante na preparação de profissionais qualificados para liderar a nova fase do setor aeroespacial brasileiro, alinhando capacidades técnicas e administrativas às necessidades estratégicas do setor em nosso país”, disse o Oficial-General.

Fotos: EMAER



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias