FAB participa da 7ª Reunião do Comitê de Segurança Operacional da Aviação Civil Brasileira

Data:

   A 7ª Reunião do Comitê de Segurança Operacional da Aviação Civil Brasileira (CSO/7) foi realizada, no dia 27/06, na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em Brasília (DF).

O objetivo do encontro foi dar continuidade ao principal fórum estratégico de Gerenciamento da Segurança Operacional do Estado Brasileiro e deliberar sobre o relatório de acompanhamento do Plano Nacional de Segurança Operacional para a Aviação Civil (PNSO) relativo aos dados de 2024.

Na abertura, o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, ressaltou que a complexidade do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e as constantes evoluções que o caracterizam representam um grande desafio para a permanente elevação dos níveis de segurança operacional de todo o sistema.

“Nesse contexto, cabe salientar os importantes avanços alcançados com o Comitê de Segurança Operacional da Aviação Civil Brasileira, que completou seu sexto ano de atividades em abril deste ano, alinhado com as práticas preconizadas pela Organização de Aviação Civil Internacional, na busca da melhoria global da segurança operacional. Os excelentes resultados alcançados nas inspeções da OACI comprovam o reconhecimento mundial do trabalho desenvolvido no Brasil para a aviação nacional e internacional”, destacou o Oficial-General.

No âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), a coordenação do Programa Universal de Auditorias de Supervisão da Segurança Operacional (USOAP) é de responsabilidade da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI), que tem a missão de monitorar o estágio de implementação das provisões de segurança operacional previstas pela OACI.

Estrutura e Funcionamento do CSO

O Comitê de Segurança Operacional da Aviação Civil Brasileira funciona como um mecanismo de coordenação entre organizações do COMAER e da ANAC, com a atribuição de implementar o Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil (PSO-BR) e medidas necessárias à melhoria da segurança operacional da aviação civil brasileira.

O Comitê é coordenado de forma alternada, a cada período de dois anos, pelo Diretor-Presidente da ANAC e pelo Diretor-Geral do DECEA.

Passagem de Coordenação

A CSO/7 também foi marcada pela passagem de coordenação do Comitê, do Presidente Substituto da ANAC, Roberto Honorato, ao Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros.

Fotos: CERNAI



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias