FAB realiza substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes

Data:

  O Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR) conduziu, na manhã deste domingo (09/03), a tradicional cerimônia de substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). O evento tem como objetivo reforçar o sentimento cívico e a valorização dos símbolos nacionais.  

A solenidade foi presidida pelo Comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Júnior, e contou com a presença do Comandante Militar do Planalto (CMP), General de Divisão Ricardo Piai Carmona; do Comandante do 7° Distrito Naval (Com7ºDN), Vice-Almirante Rogério Pinto Ferreira Rodrigues; de Oficiais-Generais da Aeronáutica; de representantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF); além de demais Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR).

“Este é um momento muito emocionante para mim, pois é a primeira vez que presido a cerimônia como Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional. É uma grande honra e um ato de profundo significado, já que estamos prestando homenagem ao nosso maior símbolo nacional, a Bandeira. Além disso, esta solenidade também marca o início das comemorações pelo Dia do Especialista de Aeronáutica, celebrado em 25 de março. Ou seja, é uma cerimônia que carrega uma dupla emoção: reverenciamos a Bandeira e reconhecemos o trabalho essencial dos nossos Especialistas”, destacou o Major-Brigadeiro Adolfo.

O hasteamento do Pavilhão Nacional foi realizado ao som do Hino Nacional, conduzido pela Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), seguido por uma salva de 21 tiros de canhão disparados pela Bateria de Salvas do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. O momento do descerramento, um dos mais marcantes da cerimônia, foi precedido pelo canto do Hino à Bandeira.  

O Representante Comercial de São Paulo, João Carlos Silva Fernandes de Azevedo, estava em Brasília a passeio com sua esposa quando soube da cerimônia. Admirador de eventos cívicos, fez questão de prestigiar a ocasião e ressaltou a importância de iniciativas que fortalecem a identidade nacional. “Programações como esta deveriam acontecer com mais frequência em todo o país, para que cada brasileiro sinta orgulho de sua nação e de sua identidade”, afirmou.

Já a Técnica em Assuntos Educacionais, Damiane Daniel Silva Oliveira dos Santos, ressaltou a importância de eventos como esse para fortalecer o patriotismo e valorizar os símbolos nacionais. “Esta é a terceira vez que participo, e acredito que iniciativas assim são essenciais para reforçar o amor à pátria. Nós, brasileiros, precisamos reconhecer e valorizar nosso país e nossos símbolos”, afirmou.


O Pavilhão Nacional

O mastro onde a Bandeira Nacional é hasteada, localizado na Esplanada dos Ministérios, foi inaugurado em 2 de abril de 1972, durante as comemorações do 12º aniversário da nova capital do Brasil. O monumento já foi citado no Guinness Book como a maior bandeira hasteada do mundo, com 286 metros quadrados e cerca de 90 quilos.  

A bandeira é içada por meio de torpedos e um tubo-guia e permanece iluminada por projetores que se acendem automaticamente ao pôr do sol e se desligam ao amanhecer. Conforme a Lei nº 5.700, de 1971, a substituição da bandeira deve ocorrer em solenidade especial no primeiro domingo de cada mês, garantindo que o novo exemplar atinja o topo do mastro antes que o anterior comece a ser arriado.  

A cerimônia de substituição da Bandeira Nacional é realizada desde 1973, em sistema de revezamento entre a Força Aérea Brasileira, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Fotos: Sargento Mônica / CECOMSAER



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Brasil é Convidado de Honra na FAMEX 2025 e Reforça Cooperação Aeroespacial com o México

O Brasil participou como convidado de honra da Feira...

Exército Brasileiro Inicia Desmobilização da Base Operacional na Terra Indígena Arariboia

O Exército Brasileiro iniciou a desmobilização da base operacional...

Exército Brasileiro Apoia Operação de Desintrusão na Terra Indígena Kayapó

O Exército Brasileiro está atuando em apoio à operação...

Culto Comemorativo Celebra 53 Anos da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais no Rio de Janeiro

Evento solene será realizado no CEUMEM e reunirá militares...