FBI alerta sobre novos esquemas de fraudes relacionados à pandemia de COVID-19

blank

O Federal Bureau of Investigation está alertando o público sobre vários esquemas emergentes de fraude na área de saúde relacionados à pandemia COVID-19.

“Os criminosos estão ativamente manipulando a pandemia COVID-19 em seu proveito”, disse Calvin A. Shivers, diretor assistente da Divisão de Investigação Criminal do FBI. “Pedimos a todos os americanos que permaneçam vigilantes para evitar serem vítimas desses esquemas.”

Maus atores estão vendendo kits de teste COVID-19 falsos e tratamentos não aprovados por meio de ligações de telemarketing, plataformas de mídia social e visitas porta a porta. Muitos golpistas estão prometendo atendimento gratuito aos pacientes a fim de obter acesso às suas informações pessoais e de seguro de saúde, incluindo suas datas de nascimento, números de seguro social e dados financeiros.

O FBI deseja que o público esteja ciente dos seguintes esquemas:

Esquemas de teste COVID-19

Cuidado com as pessoas que entram em contato com você pessoalmente, por telefone ou e-mail para informar que o governo ou funcionários do governo exigem que você faça um teste COVID-19. Esses golpistas provavelmente pedirão informações sobre o seu seguro de saúde, incluindo seu número do Medicare ou Medicaid, e outras informações pessoais. Investigações anteriores de fraude no sistema de saúde mostraram que, uma vez que os golpistas obtêm as informações pessoais de um indivíduo, eles as usam para cobrar programas de saúde federais e / ou planos de seguro de saúde privados por exames e procedimentos que o indivíduo não recebeu e embolsar os rendimentos. Tenha cuidado com quaisquer ofertas não solicitadas que requeiram ou solicitem as informações do seu seguro médico.

Também tome cuidado com as pessoas que oferecem a você um kit de teste COVID-19 ou suprimentos, especialmente quando esses contatos são inesperados. Um médico ou outro profissional de saúde de confiança deve avaliar sua condição e aprovar todas as solicitações de teste COVID-19. Alguns golpistas estão vendendo kits de teste caseiros falsos; alguns estão até indo de porta em porta e realizando testes falsos para ganhar dinheiro. Os testes legítimos são oferecidos gratuitamente aos pacientes quando administrados por um profissional de saúde.

Esquemas de tratamento COVID-19

Profissionais médicos e cientistas legítimos em todos os Estados Unidos estão trabalhando duro para encontrar uma cura, um tratamento aprovado e uma vacina para COVID-19. Infelizmente, eles ainda não existem.

Ao mesmo tempo, os golpistas estão trabalhando muito para vender curas, tratamentos e vacinas falsas. Ignore as ofertas não solicitadas para esses procedimentos falsos. Não forneça quaisquer informações pessoais, incluindo suas informações financeiras, número do Medicare ou Medicaid, ou informações de seguro saúde privado a ninguém que os ofereça.

Quando um tratamento ou cura aprovado estiver disponível, a primeira vez que você ouvir sobre ele não será por e-mail, telefonema, anúncio online ou apresentação de vendas pessoal não solicitada de um estranho.

Você também deve tomar cuidado com golpistas que afirmam ser profissionais da área médica e exigem pagamento para tratar um amigo ou parente para COVID-19.

Se você receber tratamento para COVID-19, certifique-se de verificar as contas médicas e a explicação dos benefícios do seu provedor, programa de saúde do governo ou seguradora. Certifique-se de não ser cobrado por serviços médicos que não recebeu e de que as datas dos serviços estão corretas. Se você detectar um erro, ligue para seu provedor médico e sua seguradora.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, o Gabinete do Inspetor-Geral emitiu um vídeo de Alerta de Fraude COVID-19 para alertar sobre vários golpes de fraude de saúde.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos publicaram orientações e informações abrangentes na Internet, que são atualizadas com frequência. Você também pode consultar seu médico de atenção primária para obter orientação.

Se você acha que é uma vítima de fraude COVID-19, denuncie imediatamente para o National Center for Disaster Fraud Hotline em (866) 720-5721 ou [email protected] , ou o FBI (visite ic3.gov , dicas.fbi. gov ou ligue para 1-800-CALL-FBI).