Força Aérea Brasileira celebra 100 anos do advento da Instrução Militar na Aviação Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nessa quarta-feira (10), cerimônia militar alusiva aos 100 anos do advento da Instrução Militar na Aviação Brasileira. O evento aconteceu no Campo dos Afonsos, Berço da Aviação Militar no Rio de Janeiro (RJ).

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, presidiu a cerimônia, que contou a presença do comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), major-brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto.

Prestigiaram ainda o evento o ex-comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; o ministro do Superior Tribunal Militar (STM), tenente-brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros, e Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de autoridades civis e militares, e representantes do corpo diplomático da França.

Criada em 29 de janeiro de 1919, a Escola de Aviação Militar (EAvM), tinha como diretriz formar pilotos, observadores e mecânicos de aeronáutica. Em 10 de julho a EAvM começou a operar com o suporte técnico-profissional da Missão Militar Francesa, utilizando aviões Sopwith-Snipe, Morane-Saulnier, Bréguet 14A2 e Spad VII.

O comandante da Aeronáutica destacou a importância deste dia. “Há 100 anos deu-se início à instrução militar brasileira e, nesta cerimônia, nós prestamos homenagens a todos aqueles que contribuíram para a instrução e para o fortalecimento da nossa Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira”, disse.

O comandante de Aviação do Exército, general de brigada Carlos Waldyr Aguiar, entregou uma moeda comemorativa ao Comandante da Aeronáutica. “Foi uma grande satisfação entregar, pessoalmente, a moeda de número 41. Nós fizemos 100 moedas, todas elas numeradas. A moeda de número 41 representa a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, e foi entregue com grande emoção”, disse.

Este slideshow necessita de JavaScript.

You may also like



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below