Força Aérea Brasileira celebra 100 anos do advento da Instrução Militar na Aviação Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nessa quarta-feira (10), cerimônia militar alusiva aos 100 anos do advento da Instrução Militar na Aviação Brasileira. O evento aconteceu no Campo dos Afonsos, Berço da Aviação Militar no Rio de Janeiro (RJ).

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, presidiu a cerimônia, que contou a presença do comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), major-brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto.

Prestigiaram ainda o evento o ex-comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; o ministro do Superior Tribunal Militar (STM), tenente-brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros, e Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de autoridades civis e militares, e representantes do corpo diplomático da França.

Criada em 29 de janeiro de 1919, a Escola de Aviação Militar (EAvM), tinha como diretriz formar pilotos, observadores e mecânicos de aeronáutica. Em 10 de julho a EAvM começou a operar com o suporte técnico-profissional da Missão Militar Francesa, utilizando aviões Sopwith-Snipe, Morane-Saulnier, Bréguet 14A2 e Spad VII.

O comandante da Aeronáutica destacou a importância deste dia. “Há 100 anos deu-se início à instrução militar brasileira e, nesta cerimônia, nós prestamos homenagens a todos aqueles que contribuíram para a instrução e para o fortalecimento da nossa Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira”, disse.

O comandante de Aviação do Exército, general de brigada Carlos Waldyr Aguiar, entregou uma moeda comemorativa ao Comandante da Aeronáutica. “Foi uma grande satisfação entregar, pessoalmente, a moeda de número 41. Nós fizemos 100 moedas, todas elas numeradas. A moeda de número 41 representa a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, e foi entregue com grande emoção”, disse.

Este slideshow necessita de JavaScript.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below