Força Aérea Brasileira celebra 90 anos do Correio Aéreo Nacional e o Dia da Aviação de Transporte

A data 12 de junho celebra a Aviação de Transporte da FAB em homenagem a uma de suas mais célebres missões: o Correio Aéreo Nacional

blank

Para comemorar o aniversário de 90 anos do Correio Aéreo Nacional (CAN) e o Dia da Aviação de Transporte, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou cerimônia militar na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), nesta sexta-feira (11).

O evento, presidido pelo Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, contou a presença de Oficiais-Generais da FAB.

O Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, explicou a relevância da Aviação de Transporte para o cumprimento da missão da FAB.

“A gente relembra o nosso trinômio: Controlar, Defender e Integrar. A Aviação de Transporte está ligada às três áreas, tanto na parte do controle do espaço aéreo quanto na defesa e na integração. Por exemplo, durante a pandemia tivemos que usar os nossos recursos da Aviação de Transporte de uma forma muito maciça, de modo a diminuir a dor do brasileiro”, disse.

Já o Comandante do Comando Aéreo Leste (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, reforçou a importância do dia 12 de junho para a história da aviação brasileira.

blank“A data exalta não só o aniversário do Correio Aéreo Nacional, mas principalmente a importância da Aviação de Transporte frente ao País. Essa solenidade na Base Aérea dos Afonsos guarda uma grande tradição não só no Correio Aéreo Nacional, mas para todo o início da aviação no contexto brasileiro”, declarou.

Como tudo começou

A data 12 de junho celebra a Aviação de Transporte da FAB em homenagem a uma de suas mais célebres missões: o Correio Aéreo Nacional (CAN). Neste dia, em 1931, os Tenentes Nélson Freire Lavenère-Wanderley e Casimiro Montenegro Filho realizaram aquele que foi considerado o primeiro voo do CAN da história.

A bordo de um CurtissFledgling K-263, os militares saíram do Rio de Janeiro (RJ) e levaram um malote com cartas até São Paulo (SP). Isso significou a materialização do sonho de um grupo de pilotos, liderados pelo então Major Eduardo Gomes.

A Aviação de Transporte

blankAo todo, são 13 Unidades Aéreas da Aviação de Transporte na FAB, equipadas com os modelos KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-100 Phenom. As Unidades estão sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).

Transporte Aéreo Logístico

Em se tratando de Transporte Aéreo Logístico, a Aviação de Transporte já participou de diversas missões reais. A mais recente é a Operação COVID-19, uma ação interministerial, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

  • Com informações do Cecomsaer, Fotos: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER, Vídeo: Soldado A Soares/ CECOMSAER