Força Aérea Brasileira celebra Dia da Aviação de Busca e Salvamento

A Força Aérea Brasileira (FAB), celebrou no dia 26 de junho o Dia da Aviação de Busca e Salvamento. O anfitrião do dia fora o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação – Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV), especializado em missões SAR e CSAR.

Segundo o comandante do 2°/10° GAV, tenente coronel Aviador Leonardo Machado Guimarães, atualmente, o esquadrão sediado na Ala 5 – Base Aérea de Campo Grande (MS), conta com vetores aéreos de vanguarda e tripulação cada vez mais capacitada para cumprir missões em toda a área de responsabilidade brasileira (22 milhões de km²).

Para isso o esquadrão utiliza, entre outras, as capacidades do Radar de Busca Sintética, das câmeras com sistema eletro-óptico infravermelho (FLIR) e de óculos de visão noturna nas aeronaves SC-105 Amazonas e H-60L Black Hawk.

“Além disso, o Esquadrão destaca-se pela capacidade de realizar missões de Evacuação Aeromédicas (EVAM) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea, com o uso, inclusive, de equipamentos de Defesa contra Agentes Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares (DQBRN)”, afirma o Tenente-Coronel Machado.

SC-105 SAR: Atuação também em DQBRN

O Esquadrão Pelicano é um dos pioneiros, juntamente com o Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), na realização da atividade de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear – DQBRN, na Força Aérea Brasileira, pois possui todos os equipamentos necessários para operar neste cenário.

O SC-105 SAR está de alerta 24h por dia, caso haja necessidade de uma Evacuação Aeromédica (EVAM).

“Para que outros possam viver…”

Para ampliar o poder de busca e salvamento do Esquadrão Pelicano, está prevista uma série de novidades até o fim deste ano, como a entrega do terceiro avião SC-105 SAR, FAB 6552, a campanha de Reabastecimento em Voo (REVO) e o curso para pilotos do Esquadrão, na Espanha.

H-60L Black Hawk operacional no 2°/10° GAV

Com a desativação do helicóptero H-1H, após mais de 50 anos de operação na FAB, o Esquadrão Pelicano incorporou em dezembro de 2018, o H-60L Black Hawk. Com um ano e meio de incorporação, a aeronave participou de importantes missões.

Uma delas foi a Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, ação interministerial realizada em fevereiro deste ano, com objetivo de repatriar os brasileiros que estavam na China, devido ao surto à pandemia do novo Coronavírus.

A aeronave H-60L Black Hawk esteve a postos para fazer o transporte dos envolvidos na Operação, que estavam em quarentena na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO), caso algum deles apresentasse sintomas da doença e precisasse ser transportado até o Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília (DF).

No ano passado, o H-60L Black Hawk participou da Operação Verde Brasil, que teve por objetivo combater crimes ambientais na Região Amazônica, e atuou em missões de vacinação, nas regiões de Macapá (AP) e Altamira (PA).

H-36 Caracal – Resgate em alto-mar

A bordo do helicóptero H-36 Caracal, a tripulação do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), sediado na Ala 10, em Parnamirim (RN), cumpriu recentemente a missão de resgate de um jovem que sofreu acidente em um navio estrangeiro que navegava na Costa brasileira.

A missão marcou a história da Aviação de Busca e Salvamento e da FAB em razão da longa distância que o navio estava, a 470 quilômetros. Para o sucesso de uma missão dessa envergadura, o tempo é fator primordial.

De acordo com o Comandante do Esquadrão Falcão, Tenente-Coronel Aviador Délcio Cláudio Santarem Júnior, quanto menor o tempo-resposta – entre a notificação da ocorrência e a entrega da vítima para suporte avançado de vida – maiores serão as chances de sobrevivência e de mitigação de sequelas.

“Nesse recente resgate, tivemos vários momentos desafiadores, sendo o principal a necessidade de socorrer a vítima antes do período noturno, o que aumentaria a complexidade do resgate”, lembra.

Busca e Salvamento na FAB

Localizar, socorrer e resgatar. As missões de Busca e Salvamento da FAB acontecem sobre todo o território nacional, no mar territorial e ainda em uma ampla área de águas internacionais do Atlântico.

São realizadas por diversos Esquadrões, apoiados pelo SALVAERO e pelo Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), do inglês Brazilian Mission Control Center, por meio dos Centros de Coordenação de Salvamento.

Ala 5 celebra o dia da Aviação de Busca e Salvamento

Fotos: Tenente Barbieri e Soldado Centurião/Ala 5

A solenidade realizada no dia 26 de junho, foi presidida pelo Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e contou com a presença do Comandante da Ala 5, Brigadeiro Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, do Comandante do Esquadrão Pelicano, Tenente-Coronel Aviador Leonardo Machado Guimarães, do Comandante do PARA-SAR, Tenente-Coronel de Infantaria Igor Costa Cabral, e demais autoridades.

Na ocasião, foi cantado o Hino SAR (do inglês). Um trecho da Ordem do Dia, de autoria do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, lido durante a cerimônia pelo Comandante do Esquadrão Pelicano, Tenente-Coronel Machado explicita:

Fotos: Tenente Barbieri e Soldado Centurião/Ala 5

“Ainda que hoje se travem batalhas em céu claro e ventos calmos, os militares da Busca e Salvamento jamais esquecem a possibilidade de um dia voar além das linhas inimigas, para buscar um combatente ou um piloto abatido. Uma inexorável certeza é que as tripulações estarão prontas, cumprindo seu juramento, sacrificando, se necessário, suas próprias vidas”, destacou o texto.

  • Com informações do Ceocmsaer; Fotos: Suboficial Rocha (2°/10º GAV), Sargento Batista (Agência Força Aérea) e Sargento Marcella (Ala 10)


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