Força Aérea Brasileira realiza transporte de Hospital de Campanha para atender Rio Grande do Sul

Hospital de Campanha das Forças Armadas viaja mais de 3 mil km para atender a população do Rio Grande do Sul

blank

Na madrugada desta sexta-feira (12), as Forças Armadas transferiram, de Manaus para Porto Alegre, um hospital de campanha. A rapidez da operação, que atendeu solicitação do Governo do Rio Grande do Sul.

A operação foi resultado de esforço logístico integrado, permitindo que, em curto espaço de tempo, o hospital de campanha fosse desmontado em Manaus e transportado para Porto Alegre, onde já está sendo montado.

2.jpeg

Viajando em aviões da Força Aérea da Brasileira (FAB), literalmente do norte ao sul do Brasil, o hospital percorreu mais de 3 mil km.

Ao pousar em Canoas, o avião da Força Aérea já era aguardado por militares do Exército, que providenciaram o transporte até o Hospital Restinga, no extremo sul da capital, onde está sendo montado.

A estrutura conta com 20 leitos, sendo quatro de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com possibilidade de aumento desses números. A ação integra os esforços das Forças Armadas no âmbito da Operação Covid-19.

O hospital de campanha apoiou a população de Manaus no pico da crise naquela cidade. Com a melhora da situação na capital amazonense, agora irá reforçar o tratamento dos pacientes no estado da Região Sul do País.

3.jpg
O secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, ressaltou a importância do apoio das Forças Armadas no auxílio ao tratamento de pacientes com Covid-19. “Temos que agradecer a toda equipe do Comando Militar do Sul esse apoio importantíssimo.

Isso impacta positivamente as nossas necessidades. O mais importante a ressaltar é a rapidez, a agilidade para prestar esse apoio à comunidade de Porto Alegre”.

4.jpg

O Comando Conjunto do Sul integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia. O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março do ano passado, a Operação Covid-19, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus.

Foram ativados 10 Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente.

5.jpg

  • Com informações do Exército e da Aeronáutica
    Fotos: divulgação Exército e Aeronáutica