Força Aérea da Sérvia se despede de seus caças MiG-21

A Sérvia adquiriu um total de 261 unidades do caça MiG-21 da então União Soviética, entre os anos de 1962 a 1986

blank
A Força Aérea da Sérvia se despede oficialmente de seus MiG-21s (Fonte da foto: Sérvio MoD)

A Força Aérea da Sérvia, realizou cerimonia na base aérea “Colonel Pilot Milenko Pavlovic”, que contou com a presença do vice primeiro ministro da Defesa da Sérvia, Nebojsa Stefanovic, e o comandante da Força e Defesa Aérea, tenente general Dusko Zarkovic. O evento “Traço no infinito” (Trace in Infinity), marcou a retirada simbólica dos caças MiG-21 do serviço ativo.

Essa aeronave supersônica de segunda geração foi produzida em maior número na história da aviação; com um total de 11.496 unidades em 32 versões. O caça é utilizado por seis décadas em quatro continentes nas forças aéreas de mais de 60 países e ainda é usado em muitos deles hoje em dia.

O comandante Assistente de Operações da 204ª Brigada Aérea, Tenente Coronel Dejan Beda, que passou muitos anos na cabine do MiG-21, lembrou que a história das “vinte unidades”, está intrinsicamente ligado a base aérea de Batajnica porque cada unidade, que já chegou em nossa aviação militar decolou e pousou naquela pista.

blank
O lendário avião MiG-21 foi simbolicamente saudado com um arco triunfal tradicional na água como parte de seu longo serviço na aviação militar sérvia. (Fonte da imagem: Sérvio MoD)

A primeira unidade a receber as primeiras unidades MiG-21, foi o 204º Regimento de Aviação de Caça. No final de 1964, a volta do 204 tinha três esquadrões operacionais com esse caça.

O interessante é que, nos primeiros quatro anos de uso desse avião, não houve uma vesão biplace, mas os pilotos foram treinados e mantidos em aviões TV-2 – destacou o coronel Beda. Borisa Mandic, um ex-instrutor de MiG-21, cumprimentou os reunidos em nome da Fundação de Aviação “Pilot Mihajlo Petrovic” e da Associação de Pilotos Supersônicos. 

  • Com informações do site Air Recognition
  • Tradução e Adaptação: DefesaTV