Força Aérea do Afeganistão recebe mais quatro aeronaves A-29 Super Tucano

O A-29 é considerado o avião de ataque aéreo aproximado e de interdição aérea mais rápido e poderoso da Força Aérea Afegã

Um A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã sobrevoa Cabul, no Afeganistão. Crédito: USAF / Staff Sgt Larry E Reid Jr / Lançado.

A Força Aérea do Afeganistão recebeu dos Estados Unidos, como parte do programa de Vendas Militares Estrangeiras (Foreing Military Sale – FMS), mais quatro aeronaves A-29 Super Tucano que atuará na Missão de Apoio Resoluto liderada pela Otan.

O A-29 é considerado o avião de ataque aéreo aproximado e de interdição aérea mais rápido e poderoso da Força Aérea Afegã. Desde 2016, os EUA entregaram 18 A-29s ao Afeganistão. A previsão é que outras seis aeronaves sejam transferidas em fevereiro.

O Ministro em exercício da Defesa do Afeganistão, Asadullah Khalid, disse: “À medida que recebemos esses aviões, eles são uma mensagem de que a Otan está comprometida com as Forças Afegãs. “Durante estes tempos importantes, este é um bom exemplo de sua cooperação contínua e mostra que continuará até a derrota do terrorismo no país e na região.”

A Otan está envolvida na reconstrução e modernização da Força Aérea Afegã desde 2007, inicialmente junto com a Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) e depois sob a missão de Apoio Resoluto, que teve início em 2015.

Conselheiros dos EUA e da coalizão oferecerão treinamento, aconselhamento e assistência à Força Aérea Afegã. O treinamento é fornecido para o nível de comando, bem como para os níveis de ala, grupo e esquadrão.

O comandante-general John Deedrick, do Comando de Transição de Segurança Combinada da OTAN-Afeganistão disse: “O objetivo da OTAN no Afeganistão sempre foi negar refúgios seguros para o terrorismo internacional. “A melhor maneira de fazer isso é gerar forças de segurança afegãs competentes, treinadas e profissionais, que possam manter a segurança de forma independente.

“Enquanto trabalhamos pela paz, a Missão de Apoio Resoluto continua a trabalhar em estreita colaboração com todos os ramos das Forças de Defesa e Segurança Nacional do Afeganistão.”

A Força Aérea Afegã agora é capaz de planejar e implementar missões logísticas, de abastecimento, humanitárias, de evacuação e de apoio ao combate. Ano passado, a Força Aérea da Nigéria fez um pedido à Embraer Defense & Security e seu parceiro Sierra Nevada Corporation (SNC) para adquirir 12 aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano .



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!