Força Aérea dos EUA testa protótipo de ‘veículo voador’ com 18 rotores

Veículo pode transportar apenas um passageiro e faz parte de uma iniciativa das Forças Armadas para adicionar veículos voadores ao arsenal de combate

A Força Aérea dos EUA (USAF) está em busca de veículos voadores para sua frota. Para ajudar a atingir esse objetivo, a empresa LIFT Aircraft disse que se associou às Forças Armadas. e agora, o resultado foi visto em um evento de testes realizado no Texas.

O veículo elétrico de decolagem e pouso vertical de emissão zero (eVTOL), denominado Hexa, subiu ao céu durante um voo demonstrativo. Com 18 rotores independentes e possibilidade de acomodar apenas um passageiro, a criação parece saída de um filme de ficção científica.

A empresa por trás da apresentação do protótipo informa que sua criação faz parte de uma “iniciativa inovadora” chamada Agility Prime, um programa que visa “acelerar o mercado comercial de veículos de mobilidade aérea avançada”.

O projeto é parte dos esforços das Forças Armadas dos Estados Unidos para adicionar carros voadores ao arsenal de combate na próxima década. “Queremos ter 30 veículos na Força Aérea até 2030”, disse Will Roper, secretário adjunto da Força Aérea.

A ideia de adicionar um “veículo voador” à Força Aérea surgiu do desejo por uma plataforma semi-autônoma de alta velocidade com “assinatura de ruído ultrabaixa para transportar combatentes em campos de batalha muito disputados por aeronaves convencionais”, disseram autoridades.

O veículo, que pode até flutuar na água graças a um conjunto de quatro boias perimetrais, pode ser pilotado por qualquer pessoa – não apenas por quem tem licença de pilotagem. De acordo com a empresa que criou a tecnologia, a única exigência é que o indivíduo consiga controlar um joystick de três eixos. Um “computador com piloto automático” cuida do resto, diz a companhia.



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!