Força Aérea Suíça começa testes para obtenção de sua nova aeronave de combate 

Photo credit: Bernhard Bauer (landing shots) and hjb

A Força Aérea Suíça (Schweizer Luftwaffe) deu início aos testes em cinco modelos de caça para substituição da sua frota de F/A-18C/D Hornets e Northrop F-5E/F Tigres até 2025. A aquisição de novos caças é parte do programa suíço Air2030′, que inclui compra de sistemas de defesa aérea e terrestre no valor de até € 7 bilhões (R$ 30 Bilhões). O país recebeu ofertas de cinco fabricantes diferentes:

  • Airbus Military/Eurofighter EF2000;
  • Boeing F/A-18 E/F Super Hornet;
  • Dassault Rafale;
  • Lockheed-Martin F-35A Lightning II; e
  • Saab AB JAS39 E/F Gripen.

De fevereiro a março de 2019, especialistas da agência suíça de compras de defesa (Armasuisse) e da Força Aérea Suíça testaram e analisaram as aeronaves em simuladores nas instalações dos fabricantes.

Entre abril e julho de 2019, os testes serão realizados ‘in loco’ com os caças, onde cada aeronave será testada por um período de duas semanas. Estes testes irão completar os testes já feitos nos simuladores, com o objetivo de verificar as capacidades da aeronave e os dados das ofertas apresentadas pelos diferentes fabricantes.

Cada aeronave realizará oito missões com tarefas específicas. Executadas por uma ou duas aeronaves, essas missões consistirão em 17 decolagens e aterrissagens. Eles se concentrarão em aspectos operacionais e técnicos além de verificar algumas características especiais.

As avaliações continuarão até 2020, quando a decisão será tomada. A Armasuisse pediu aos fabricantes que fossem enviadas propostas com valores de aquisição para 30 ou 40 aeronaves, incluindo logística e armamento, entre outros critérios solicitados.

No 12 de abril, a Airbus Military com seu Eurofighter EF2000 foi a primeira dar início aos testes. Dois Eurofighter, sendo um Typhoon FGR4 (ZK356) e um T3 (ZK303), ambos operados pela British Aerospace, voaram variadas missões onde um avaliador suíço esteve presente como observador no biplace.

A sequência dos testes fora determinada por ordem alfabética pelos fabricantes. O próximo será a Boeing com o F / A-18 E/F Super Hornet que dará início aos testes em 30 de abril. A Dassault apresentará o Rafale a partir de 21 de maio.

A Lockheed-Martin com o seu F-35A Lightning II a partir de 7 de junho. O último fabricante que realizará os testes, será a Saab AB com o JAS39E Gripen, que terá início em 25 de junho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do site Scramble Magazine
  • Tradução e Adaptação de Texto: Anderson Gabino (DefesaTV)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here