Força de Fuzileiros da Esquadra realiza Adestramento de Equipes

Exercício com Helicópteros durante o Adestramento de Equipes da Força de Fuzileiros da Esquadra

Entre os dias 25 de abril e 27 de maio, estará ocorrendo na Ilha da Marambaia, litoral do Rio de Janeiro, o Adestramento de Equipes da Força de Fuzileiros da Esquadra (ADEST EQ FFE).

O exercício tem por finalidade treinar os militares da FFE nos procedimentos básicos e individuais de combate, com ênfase no tiro real, possibilitando a confiança e o entrosamento entre as equipes, que atuarão juntas ao longo do ano, nas diversas atividades operativas da Força.

A FFE possui um Ciclo de Adestramento, que compreende atividades operativas e se inicia nos primeiros meses do ano, com exercícios básicos nos quartéis, progredindo, gradualmente, para os coletivos com pequenas equipes.

A proposta destes adestramentos é chegar ao ápice operativo, com a tradicional Operação Dragão, um exercício anfíbio que emprega um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais e meios da Esquadra.

Este ano uma inovação ocorreu durante o exercício na Ilha da Marambaia. Com o propósito de avaliar as capacidades operativas das unidades, as condições materiais e o nível de adestramento dos militares, foi realizada uma inspeção operativa durante o ADEST EQ, em consonância com os parâmetros de aprestamento estabelecidos pelo Comando da FFE.

Foi constituída uma Comissão de Inspeção e Assessoramento de Adestramento (CIAsA), composta por militares com conhecimentos acerca de assuntos operativos. A iniciativa conta com o apoio do Comando do Desenvolvimento doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais.

A organização militar escolhida para receber a inspeção foi o Primeiro Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão Riachuelo). As inspeções operativas são tradicionais na Esquadra, ocorrendo nos navios, após os períodos de docagem de manutenção.

Para o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), esta sistemática de avaliações passou a ser estudada em 2017, com o propósito de adequá-la à metodologia de aprestamento e emprego da FFE.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do Centro de Comunicação Social da Marinha




Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here