Força de Prontidão da Brigada de Infantaria Pára-quedista pronta para neutralizar ação de forças inimigas

A Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), realizou no dia 5 de julho, o Apronto Operacional para o Exercício de Campanha Força de Prontidão Aeroterrestre (FORPRON Aet*), no escopo da certificação no Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre.

O treinamento ocorre entre 6 e 10 de julho, no Campo de Instrução de Gericinó. É um exercício de simulação viva, contando com a Força Avaliada e uma Força Oponente, arbitrados por observadores e controladores de adestramento (OCA), com o auxílio do Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET).

Constitui-se em preparo para a Defesa da Pátria, com realização de operações ofensivas e defensivas, no âmbito de conquista e manutenção de cabeça-de-ponte aérea, em um cenário de combate convencional.

Destaca-se que, antes desse exercício, os comandantes de fração simularam o combate virtual no terreno, por meio do software Virtual Battlespace 3 (VBS 3), no Centro de Adestramento Leste.

Com isso, executaram ensaios das ações no terreno virtual e treinaram medidas de coordenação e controle para a sincronização de suas condutas de combate, contribuindo para o seu melhor desempenho no Exercício de Campanha.

Após executar com êxito todos o níveis e etapas da certificação exigida pelo Comando de Operações Terrestre, o Comando Militar do Leste certificará a Bda Inf Pqdt e a FORPRON Aet. Estas permanecerão em situação de prontidão operacional por 8 meses.

  • (*) A FORPRON Aet é uma força-tarefa nível unidade (Ní U) que reúne capacidades de todas as organizações militares da Bda Inf Pqdt. É praticamente uma “mini brigada”, podendo ocupar uma cabeça-de-ponte aérea Ní U e durar na ação por até 72 horas, sem ressuprimento. O comando da FORPRON Aet será rotativo entre os Batalhões de Infantaria Pára-quedista (BI Pqdt). Nos próximos 8 meses, esse encargo é do 26º BI Pqdt.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações da Bda Inf Pqdt; Fotos: Cb Guedes 26º BI Pqdt


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail