Forças Aeroespaciais Russas (VKS) realizaram mais de 70 ataques aéreos contra células do ISIS na Síria

blank
Imagem de arquivos de ataques anteriores das Forças Aeroespaciais Russas (VKS) contra posições do ISIS na Syria. Imagem ilustrativa via Russian MoD.

Aviões de combate das Forças Aeroespaciais Russas (VKS) realizaram uma nova série de ataques aéreos contra células do ISIS na região central da Síria, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (SOHR-Syrian Observatory for Human Rights) em 19 de março.

O MoD da Federação Russa não confirmou a informação mas existem testemunhos de observadores independentes e da Defesa Civil Síria (White Helmets) que confirmam os ataques.

O ataque de hoje certamente se aproveitou de um dia de intensos combates entre as forças terroristas que disputam entre si o controle de regiões conquistadas aos rebeldes sírios e forças turcas.

De acordo com o grupo de monitoramento (SOHR) baseado em Londres, pelo menos 76 ataques aéreos russos atingiram esconderijos e posições de células do ISIS no deserto da Síria.

“Os caças russos executaram mais de 75 ataques a posições do ISIS no deserto da Síria em 24 horas, junto com as operações de penteadeira nos desertos de Hama, Homs, Raqqa até a fronteira administrativa com a província de Aleppo”, disse o SOHR em seu relatório. “Por outro lado, as forças do regime e os legalistas continuam sua campanha de vasculhar, procurando células do ISIS no deserto de al-Mayadeen, no campo de Deir Ezzor, pelo segundo dia consecutivo, sob cobertura aérea de helicópteros.”

As recentes operações das forças do governo sírio e do VKS na região central infligiram sérias perdas às células do ISIS. As operações do grupo terrorista estão finalmente diminuindo.

Presos no deserto de todas as direções, os terroristas têm recursos muito limitados. No entanto, eles teriam recebido apoio de caças que supostamente seriam dos Estados Unidos baseados na área sudeste de al-Tanf.

A situação no centro da Síria está melhorando lentamente graças aos esforços das forças governamentais e da VKS. Por enquanto, todas as estradas principais estão abertas e seguras.

Em um comunicado genérico por meio de redes sociais, o MoD da Russia pouco exclareceu sobre os ataques de hoje, declarando apenas que a aviação militar efetuou algumas missões de apoio em operações militares antiterroristas na região.

  • Com informações SANA Syria, Syrian Observatory for Human Rights (SOHR) e STF Analysis & Intelligence via redação Orbis Defense Europe.