Forças anti-Assad abatem SU-22 da Força Aérea Árabe Síria (SyAAF)

Su-22 da Força Aérea Árabe Síria (SyAAF) em vôo rasante sobre posições rebeldes fotografado recentemente. Imagem ilustrativa via SANA Syria.

Na tarde de 14 de agosto, um avião de combate modelo Su-22 da Força Aérea Árabe Síria (SyAAF) foi derrubado enquanto efetuava um ataque sobre alvos rebeldes na zona rural do sudeste de Idlib.

Destroços do SU-22 Sirio abatido hoje. Imagem via SANA Syria/Southfront.

A facção de nome Hay’at Tahrir al-Sham (HTS) e seus aliados da chamada sala de operações “al-Fatah al-Mubin” alegaram que suas “companhias de defesa aérea” foram as causadoras da derrubada do Su-22. No entanto, isso ainda está em investigação.

As forças rebeldes alegam também que capturaram o piloto depois de derrubar seu avião, perto da cidade de al-Tamanah, no sudeste do campo de Idlib, diz um comunicado de imprensa da al-Fatah al-Mubin. Porém, vídeos divulgados por ativistas da oposição sugerem que o Su-22 explodiu no ar. O fogo de defesa aérea ou uma falha técnica podem causar tal explosão.

Esta foi a primeira perda confirmada do SyAAF este ano. O incidente mais recente ocorreu em 24 de julho de 2018, quando um avião de guerra Su-22M4 foi abatido sobre o oeste de Daraa por disparos israelense de seus sistemas de defesa aérea.
A mídia estatal síria e os militantes provavelmente revelarão mais informações sobre a queda do Su-22 nas próximas horas.

Com informações da SANA Syria via redação Orbis Defense Europe.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below