Forças Armadas reforçam combate ao garimpo ilegal com nova unidade militar na Terra Indígena Yanomami — Ministério da Defesa

Data:

Brasília (DF), 3/2/2025 – As Forças Armadas ativaram um novo Destacamento Especial de Fronteira para ampliar o combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima (RR). A estrutura localizada em ponto estratégico na comunidade de Waikás tem capacidade para abrigar 100 militares e servirá como base de apoio para outros órgãos e agências federais nas ações de segurança, preservação ambiental e proteção dos indígenas. A unidade militar visa a contribuir com a Catrimani II, operação coordenada pelo Ministério da Defesa, iniciada em 1° de abril de 2024.

Com ativação do destacamento, os militares reforçarão as ações de proteção das fronteiras do país para impedir novas invasões dos garimpeiros e o deslocamento ilegal de minério na TIY. Além de melhorar a efetividade das atividades de monitoramento e de inteligência na região, a unidade auxiliará na logística de transporte de suprimentos e das equipes.

Em 10 meses da segunda fase da Catrimani, foram realizadas cerca de 3.700 ações repressivas às atividades ilícitas como a apreensão de 141.620 quilos de cassiterita (minério de grande valor no mercado de extração), a inutilização de 50 pistas de pouso, 448 acampamentos e 2.409 maquinários utilizados para o garimpo ilegal, além da apreensão de 111 armamentos e a prisão de 162 pessoas. A Operação já resultou em R$ 282,7 milhões em prejuízo aos criminosos e a redução de 75% de alertas de garimpo ilegal na região.

Operação Catrimani II – O Ministério da Defesa integra a força-tarefa do governo federal para a proteção dos indígenas e o combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A Operação Catrimani II foi estabelecida por meio da Portaria GM-MD Nº 1511, de 26 de março de 2024, e ampliou as ações na região. Cerca de 800 militares das Forças Armadas foram mobilizados, além de meios fluviais, terrestres e aéreos.

a4585e85-2eb1-466e-9e64-4f1f0a95d677 (1).jpeg

A atuação da Defesa ocorre em articulação com a Casa de Governo de Roraima e conta com o apoio da Marinha; do Exército; da Força Aérea; da Força Nacional; do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão vinculado ao Ministério da Defesa; da Polícia Rodoviária Federal; da Fundação Nacional do Povos Indígenas; entre outras agências de segurança e proteção ambiental.

Fonte: Ministério da Defesa

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias