Forças do Talebã chegam aos limites de Kabul após capturar mais uma capital (vídeos)

blank
Imagem de redes sociais via @Natsecjeff.

Nesse final do dia 13 de agosto, o Talebã capturou Pol-e Alam, capital da província de Logar, no leste do Afeganistão, após intensos confrontos com as forças do governo.

Os combatentes do Talebã conseguiram invadir a cidade apesar da forte resistência das forças do governo afegão. O governador, Abdul Quayom Rahimi, e outros altos funcionários foram capturados pelo Talibã. Os oficiais foram forçados a se render após serem sitiados no complexo do governador por várias horas.

A queda de Pol-e Alam, que fica a cerca de 80 km ao sul de Cabul, foi um grande golpe para as forças do governo afegão.

Enquanto isso, na região sul do Afeganistão, o Taleban avançou impondo ainda mais o controle de Qalat-e Gilzay, capital da província de Zabul. Fontes locais disseram que a cidade caiu nas mãos do grupo sem luta, e como vários outros locais e bases estão caíndo sem nenhuma luta, existe a desconfiança de conivência de militares do Exército Afegão com o Talebã.

Pol-e Alam e Qalat-e Gilzay foram a sexta e a sétima capitais provinciais a serem capturadas pelo Taleban em 13 de agosto. Uma das capitais provinciais capturadas no início do dia foi Kandahar , a segunda maior cidade do Afeganistão.

O rápido avanço do Taleban está preocupando os aliados de Cabul no Ocidente. O governo do Reino Unido anunciou que enviará 600 militares ao Afeganistão para evacuar os cidadãos britânicos. Anteriormente, os EUA decidiram enviar 3.000 militares ao país para facilitar a retirada de pessoal de sua embaixada em Kabul.

Com as forças do governo afegão em retirada em várias partes do país, o Taleban deve fazer ainda mais ganhos nas próximas horas.

  • Com informações TASS, Russia RT, France Inter e STF Analysis & Intelligence via redação Orbis Defense Europe.