Forças Especiais do Japão se preparam para ações no exterior

blank
Imagem de um exercício na Base Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Iwakuni, Japão, os Tokushusakusengun respondem a uma situação simulada de reféns. Foto de Anthony Adanson via MCAS USMC in Japan.

Google News

As Forças de Autodefesa do Japão convidaram membros da mídia nacional para observar exercícios para resgatar cidadãos no caso de serem surpreendidos em situações de emergência no exterior, incluindo atividades de sequestros e ataques terroristas.

Cerca de 270 membros SDF (Self Defense Forces) participaram dos exercícios nessa quarta-feira dia 02 de dezembro. Os exercícios foram conduzidos no Camp Asaka, que fica entre Tóquio e a Prefeitura de Saitama, e na base de Hyakuri na Prefeitura de Ibaraki.

A legislação de segurança nacional modificada e promulgada em 2015, permite que o Japão resgate e proteja cidadãos japoneses em emergências que ocorram no exterior. Antes de a lei de segurança entrar em vigor, os membros da SDF estavam limitados a transportar cidadãos sob custódia protetora.

Os exercícios foram baseados no cenário de que uma escola japonesa em um país estrangeiro havia sido cercada por manifestantes hostis e sob ameaça de violências maiores, incluindo a ação oportunista de grupos terroristas.

Apesar do convite aberto para as grandes mídias, não foram divulgadas imagens detalhadas, pois o Grupo das forças especiais (特殊作戦群, Tokushusakusengun ) possui grandes restrições nas divulgações de suas atividades.

Os membros da SDF também confirmaram o procedimento para o retorno dos cidadãos resgatados ao Japão. Os membros usaram máscaras e óculos de proteção em meio à pandemia de coronavírus para prevenir a infecção, mas sobretido para porteger suas indentidades. Eles também realizaram verificações de bagagem de mão.

Não houve incidentes exigindo que os membros da SDF usassem armas desde que a legislação de segurança foi promulgada. Mas eles têm conduzido exercícios para estarem prontos quando forem chamados para uma missão, e atualmente, admitem que os riscos são mairoes do que jamais observado antes, seja com as ameaças do terrorismo islâmico e com as ameaças do expansionismo chinês.

O Sr.  Isayama Shinji, de patente não revelada da Força de Autodefesa Aérea, disse que estar totalmente preparado ajudará os japoneses no exterior a se sentirem seguros.

blank
Imagem de um exercício na Base Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Iwakuni, Japão, os Tokushusakusengun respondem a uma situação simulada de reféns. Foto de Anthony Adanson via MCAS USMC in Japan.

Sobre o Grupo das forças especiais (特殊作戦群, Tokushusakusengun ) do Japão

O Grupo das forças especiais (特殊作戦群, Tokushusakusengun ) é a unidade contra-terrorista unidade criada em 2004 pelo então Agência de Defesa para atividades Antiterroristas e dissuadir ataques de guerrilhas em territòrio japonês, e, para conduzir operações militares contra guerrilheiros ou comandos inimigos.

A unidade é baseada no acampamento Narashino em Funabashi , Chiba , juntamente com a 1ª Brigada Aerotransportada . A unidade era anteriormente conhecida como Grupo de Operações Especiais .

A SFGP tem sido referido como a Delta Force do Japão , devido ao seu papel especializado no Japão terra Força de Auto-Defesa .

O pessoal da Força Delta do Exército dos EUA foi responsável por treinar a Força de Autodefesa Terrestre do Japão e a levantar as fundações do SFGp antes de seu estabelecimento.

Como parte da regulação e proteção das identidades dos vários soldados servindo no SFGp, seus rostos são escondidos em balaclavas e não podem ser revelados, exceto com a autorização de seus comandantes. Diz-se que certas áreas do acampamento Narashino, como o quartel SFGp, são inacessíveis até mesmo aos militares de forças regulares que não pertencem a unidade.

A contraparte civil do SFGp são as Equipes Especiais de Assalto da Polícia .

A Tokushusakusengun possui grandes restrições quanto a divulgação de imagens e materiais o que torna dificil encontrar material em fontes abertas sobre suas atividades.

blank
Fonte: https://www3.nhk.or.jp/nhkworld/en/news/20201202_38/

Abaixo, um raro vídeo de treinamento divulgado em 2015:

  • Com informações NHK Japan e Japan SDF- Self Defense Force (Força de Auto-Defesa equivalente ao Exército Nacional) via redação Orbis Defense Europe.


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba em seu e-mail as últimas notícias do DefesaTV, é de graça!

Assista nosso último episódio: