Forças especiais russas recebem novo fuzil subaquático ADS

O primeiro lote dos novos rifles submarinos ADS, foram entregues a unidades das Forças Armadas russas, trazendo assim novas possibilidades de atuação as equipes de forças especiais navais.

O novo rifle se destaca não só pela possibilidade de realizar disparos debaixo d’água, mas também na superfície. Seu antecessor, o APS, só conseguia realizar disparos enquanto estava submerso, razão pela qual os militares também foram obrigados a carregar rifles Kalashnikov para usá-lo na superfície.

O ADS (espingarda especial para dois ambientes, em russo) possui uma configuração de “bullpup”, onde todos os mecanismos e o carregador estão atrás do gatilho. Isso diminui drasticamente as dimensões da arma, tornando-a mais confortável para os militares que precisam trabalhar em espaços confinados.

Para disparar fora da água, o ADS pode usar todos os cartuchos de calibre 5,45 mm do Kalashnikov, enquanto no fogo subaquático ele possui os projéteis especiais PSP e PSP-UD do mesmo calibre. Todos os cartuchos usados ​​pelo novo rifle podem ser introduzidos nos carregadores Kalashnikov padrão.

  • Com agências internacionais