Forças russas iniciam ocupação de base usada pelo EUA na Síria

Helicopteros russos sobrevoam a base de Sarrin. Imagem via Arab News 24.

Nessa tarde do dia 14/11 forças russas entraram na base de Sarrin, no leste de Aleppo, que foi abandonada pelas forças americanas na manhã desse 14 de novembro.

A Agência de Notícias Hawar (ANHA) informou que pelo menos cinco veículos blindados russos entraram na base logo apos quando o último grupo de forças americanas se retirou de lá.

A North Press Agency (NPA) também divulgou um pequeno vídeo mostrando um helicóptero russo Mi-35 sobrevoando a base de Sarrin após a retirada das forças americanas. No entanto, a agência excluiu o vídeo posteriormente por motivos desconhecidos.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (SOHR) contradiz relatos anteriores, alegando que as forças americanas ainda estão na base. O grupo de monitoramento com sede no Reino Unido informou que veículos blindados dos EUA foram vistos em Sarrin.

A base de Sarrin, que abrigava dezenas de militares americanos, era uma das maiores bases americanas no leste de Aleppo. A longa pista de pouso da base foi usada para suprir as forças da coalizão destacadas em Aleppo e Raqqa.

Os relatórios sobre a implantação russa na antiga base dos EUA não são confirmados, mas não incomuns. Durante o último mês, as forças russas estabeleceram vários postos nas guarnições militares dos EUA no nordeste da Síria, incluindo Manbij e Ain Issa.

Imagens dos comboios militares dos EUA deixando a região. Imagens via Arab News 24:

Exército Sírio entra no interior de Al-Hasaka

O Exército Árabe da Síria (SAA) começou a enviar tropas no interior de al-Hasakah , informou a Agência de Notícias Árabe da Síria (SANA) também nesse 14 de novembro.

De acordo com a agência de notícias estatal, unidades SAA serão implantadas entre a cidade de al-Jawadiyah e a cidade de al-Malikiyah.

No mês passado, o governo de Damasco e as Forças Democráticas da Síria (SDF), integradas pelos curdos, chegaram a um acordo inicial, permitindo que as tropas sírias entrassem na região nordeste do país.

Desde então, o SAA estabeleceu posições no leste de Aleppo, Raqqa e no norte de al-Hasakah. A Polícia Militar Russa também estabeleceu vários postos nessas regiões.

A missão da AEA é apoiar o SDF, que está enfrentando um ataque turco, e proteger a fronteira do país com a Turquia. O recente acordo russo-turco no nordeste da Síria complementa-se com o papel do Exército Sírio na segurança da fronteira.

  • Com informações Arab news 24, SANA Syria e Observatório Sírio para os Direitos Humanos (SOHR) via redação Orbis Defense Europe.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below