FORMAÇÃO DE OFICIAIS – FAB forma 178 novos Oficiais

Data:

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, nesta quinta-feira (05/12), a Solenidade Militar de Entrega de Espadas aos 178 Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), oriundos do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF 2024) – Turma Kadosh.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal, entre outras autoridades militares e civis.

Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica deixou sua mensagem aos formandos. “Chegar até aqui exigiu de cada um de vocês uma bagagem de experiências que hoje se torna ainda mais rica e ainda mais desafiadora. Ao deixar essa Instituição, saibam vocês que o novo capítulo se abre em suas trajetórias, pois leva consigo o conhecimento adquirido, a liderança cultivada e o compromisso inabalável de servir a pátria, agora portando as suas espadas. Na qualidade de Comandante da nossa amada Força Aérea Brasileira, a mensagem que eu gostaria de passar ao nomeá-los ao posto de Oficiais é que mantenham a determinação e a dedicação que os trouxeram até este marco”, ressaltou o Oficial-General.

Comandados pelo Capitão Aviador Vinicius Coutinho Loyola, a Turma Kadosh deslocou para o dispositivo ao som da canção do CIAAR. Os formandos  receberam a espada, símbolo do Oficialato nas Forças Armadas, e prestaram o compromisso à Bandeira Nacional, num ato que simboliza o juramento de bem cumprir os deveres inerentes à carreira do Oficial.

O Tenente Especialista da Aeronáutica, Vagner de Miranda André, foi o primeiro colocado da Turma, recebendo das mãos do Diretor Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o prêmio de Honra ao Mérito do Ministério  da Defesa.

O primeiro colocado também recebeu o Prêmio Força Aérea Brasileira, entregue  pelo Comandante Geral de Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Ricardo Reis Tavares. O prêmio é concedido aos Cadetes e alunos brasileiros, primeiros colocados na classificação geral do Curso de Formação ou de Adaptação de Oficiais e de Sargentos do Comando da Aeronáutica.

“É uma imensa alegria estar aqui celebrando este momento. Aprendi muito durante o curso. Agora, como Oficiais, assumimos novas atribuições. O CIAAR é um centro de excelência, com instrutores altamente capacitados, que compartilharam valiosos conhecimentos conosco”, afirmou o primeiro colocado da Turma.

Durante a solenidade, houve a entrega da espada aos formandos pelos padrinhos e madrinhas, o compromisso solene prestado perante à Bandeira Nacional e o desfile da tropa, que prestou continência ao Comandante da Aeronáutica, seguido do tradicional “fora de forma”.

“Hoje tivemos a oportunidade de testemunhar um momento memorável e de muita emoção. A Turma Kadosh realmente honrou o significado do seu nome, ‘Escolhido por Deus e diferente dos iguais’. Guerreiros da Turma Kadosh, sigam em frente e elevem cada vez mais o nome da Nossa Força Aérea Brasileira”, disse o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal.

Turma Kadosh

Dos 178 formandos, 11 são especialistas em Aeronaves (ANV), 12 em Armamentos (ARM), 6 Bombeiros da Aeronáutica, 11 em Comunicações, 17 em Controle de Tráfego Aéreo, 7 em Fotografia, 15 em Guarda e Segurança (GSD), 5 em Meteorologia (MET), 3 Músicos (MUS), 30 em Serviços Administrativos (SVA), 11 em Serviços de Engenharia (SVE), 2 em Serviços de Informações Aeronáuticas (SIA), 14 em Serviços de Manutenção (SVM), 21 em Serviços Hospitalares (SVH) e 13 em Suprimento Técnico (SUP).

Fonte: Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...