Fotos revelam o que pode vir a ser primeiro UCAV Russo, o Okhotnik-B

Imagens surgidas na última Quarta-feira dia 23, em um site russo para entusiastas da aviação, revela o que supostamente pode vir a ser o Sukhoi Okhotnik-B, uma nova aeronave não-tripulada furtiva de ataque (UCAV) que realizava testes de pista em Novosibirsk. A imagem revela um desenho de uma aeronave de asa inteiriça, com uma entrada de motor trapezoidal e cravejada por vários dispositivos que podem incluir entradas auxiliares e defletores de radar. A aeronave é mostrada em uma pista cercada por neve, e nenhuma confirmação oficial tenha sido disponibilizada até a presente data.

A imagem surge exatamente quando a mídia estatal informa, que uma unidade de ala aérea está sendo testada na Organização de Produção de Aeronaves de Novosibirsk (NAPO), na região central da Rússia, para operar este tipo de aeronave. A NAPO fabrica aeronaves, como os Su-34, projetados pela Sukhoi. O Okhotnik é o único programa de veículos aéreos de combate não-tripulados (UCAV) não-tripulados da Rússia. O Ministério da Defesa da Rússia lançou o programa de desenvolvimento do Okhotnik em 2012, segundo fontes da mídia russa. O programa pretendia desenvolver uma aeronave não tripulada, capaz de realizar missões de vigilância e ataque.

Uma apresentação de slides do Departamento de Defesa da Rússia em 2017 revelou a vista lateral de uma aeronave ou modelo rotulado como “Okhotnik-B”. Em 28 de junho, a Interfax informou que a Sukhoi realizou um evento de lançamento para o Okhotnik no complexo da NAPO. O UCAV está se aproximando da fase de testes de voo mais de uma década depois da primeira tentativa russa de desenvolver um UCAV furtivo. Em 2007, a MiG revelou o projeto do sistema de aeronaves não tripuladas da asa voadora Skat, mas as forças armadas russas já haviam cancelado o desenvolvimento. Enquanto isso, a indústria aeronáutica russa produziu vários pequenos sistemas de aeronaves não tripuladas e o Kronstadt Orion de asa fixa e altitude média, que foi inaugurado em 2017.

  • Com informações do site AviationWeek
  • Tradução e Adaptação: DefesaTV


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here