Fragata “Corte-Real” participa de exercício militar no comando da EUROMARFOR

Fragata "Corte-Real" participa em exercício militar no comando da EUROMARFOR

A fragata “Corte-Real”, da Marinha Portuguesa, foi integrada ao exercício EUROMARFOR, força naval multinacional não permanente, que está sob comando de Portugal, desde setembro de 2017, e ocorre entre os dias 12 e 24 de setembro, no âmbito da cooperação bilateral entre Portugal e França.

Além do navio português no exercício naval, haverá ainda a participação de navios: “ESPS VICTORIA” da Armada Espanhola, “FS CMT BLAISON” da Marinha Francesa e o “ITS ZEFFIRO” da Marinha Italiana. Haverá ainda uma cerimônia onde Portugal fará a passagem de comando da EUROMARFOR à França.

Portugal assumiu o comando rotativo da EUROMARFOR, em 19 de setembro de 2017, por um período de dois anos, tendo sido comandada pelo Vice-almirante Gouveia e Melo, Comandante Naval da Marinha Portuguesa.

Esta Força Marítima Europeia é uma força naval multinacional, não permanente, criada em 1995 pela Espanha, França, Itália e Portugal, e é ativada especificamente para o cumprimento de missões ou operações navais, aéreas e anfíbias.

Ela pode em um curto espaço de tempo, constituir-se como uma força pronta para atuar e ser empregue em missões humanitárias e de salvamento, manutenção e restabelecimento da paz e de combate em gestão de crises.

A bordo da “Corte-Real”, além da respetiva guarnição, segue também um helicóptero orgânico, uma equipe de segurança, uma médica e uma de mergulhadores, perfazendo um total de 185 elementos.

  • Com informações do Estado Maior General das Forças Armadas (PT)


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below