França, Alemanha e Espanha selam acordo para novo caça

Com orçamento bilionário, os países pretendem reforçar sua Defesa com o desenvolvimento de novo caça que irá substituir os caças Dassault Rafale e Eurofighter Typhoon

blank

Nesta segunda-feira (17), os governos da França, Alemanha e Espanha chegaram a um acordo sobre as próximas etapas do desenvolvimento de um novo caça de combate orçado em mais de € 100 bilhões (cerca de R$ 641,3 bilhões), de acordo com a Reuters.

O novo caça fará parte do maior projeto de defesa da Europa, onde a França, em particular, considerou crucial para Europa fortalecer sua autonomia e enfrentar a concorrência da China, Rússia e Estados Unidos, segundo a mídia.

Em sua conta no Twiiter, a ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly, comentou sobre o projeto.

Acabamos de chegar a um acordo entre os Estados sobre o SCAF (Sistema de Combate Aéreo do Futuro). Um demonstrador do caça do futuro que voará em 2027, abrindo caminho para uma aeronave operacional em 2040. 

As empresas de construção aeronáutica Dassault Aviation, Airbus e Indra; sendo as duas últimas representantes da Alemanha e Espanha, respectivamente, estão envolvidas no projeto que irá substituir os caças Dassault Rafale – Francês, e Eurofighter Typhoon – Alemão e Espanhol, a partir de 2040.

O projeto incluiu uma aeronave tripulada e uma não tripulada de próxima geração, e não contará com caixa preta para ajudar a preservar “o conhecimento comercial sensível”, segundo a mídia.

A quantia cobrirá a finalização dos projetos do jato de combate e do drone até 2024 e a construção de demonstradores para ambos, disse o Ministério da Defesa francês citado pela Reuters.