Frota da Marinha Russa do Mar Negro inicia treinamentos e alerta OTAN

Parte da frota do Mar Negro da Marinha Russa em manobra. Imagem ilustrativa com foto de Vladimir Kirilov, via Russian MoD.

Google News

A Frota do Mar Negro da Marinha russa saiu com toda sua força para treinamentos, informou o Ministério da Defesa da Rússia nesta quinta-feira dia 03.

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, nas manobras participam as fragatas Admiral Grigorovich e Admiral Makarov, os navios-patrulha Dmitry Rogachev e Pytlivy, os navios de mísseis pequenos Orekhovo-Zuevo e Ingushetia e também navios de desembarque grandes, navios antissubmarino pequenos, submarinos, navios caça-minas e navios de apoio.

Na saída para o mar os navios foram acompanhados por helicópteros e aviões da aviação naval. Além disso, eles são protegidos por sistemas de defesa antiaérea em serviço da Frota do Mar Negro.

As manobras da Marinha russa já chamaram a atenção dos Estados Unidos. Segundo dados do portal FlightRadar, a área de treinos foi patrulhada por um avião-espião estratégico norte-americano Boeing RC-135U Combat Sent. Ele decolou de uma base área da OTAN na ilha de Creta, sobrevoou as águas do mar Negro se aproximando da península da Crimeia, depois girou por cima do território da Geórgia e regressou.

Aviões dos EUA e seus parceiros europeus regularmente executam voos sobre o mar Negro, se aproximando das fronteiras russas. Assim, em 28 de novembro o Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa da Rússia informou que um caça russo Su-27 interceptou uma aeronave de reconhecimento da Força Aérea dos EUA sobre o mar Negro.

Fonte: https://function.mil.ru/news_page/organizations/[email protected]

As tripulações dos navios da Frota do Mar Negro (BSF), de acordo com o plano de treinamento de combate, começaram a aprimorar os elementos das tarefas especiais de curso K-1 e K-2.

Alguns dos navios já estão em campos de treinamento de combate marítimo e estão realizando treinamento abrangente em combate naval, defesa antiaérea e anti-sabotagem, para destruir alvos marítimos e costeiros, para proteger o navio quando estacionado em um ancoradouro desprotegido e para manobrar em várias condições.

Outra parte das forças navais realiza atividades nas bases, onde os marinheiros realizam treinamentos sobre a organização diária das atividades intra-navio, para eliminar fogos ou buracos simulados no quadro de exercícios de controle de avarias de navios.

A próxima etapa no treinamento de combate das tripulações dos navios da Frota do Mar Negro após a entrega das missões de curso K-2 será a prática de operações no mar como parte de grupos táticos de navios homogêneos.

As atividades envolveram toda a composição de navios da Frota do Mar Negro, incluindo as fragatas “Almirante Makarov” e “Almirante Grigorovich”, o navio patrulha “Pytlivy”, o navio patrulha “Dmitry Rogachev”, pequenos navios mísseis “Orekhovo-Zuevo” e “Ingushetia”, e também grandes navios anfíbios, pequenos navios anti-submarinos, submarinos, caça-minas e navios da frota auxiliar.

No vídeo abaixo, um exemplo ilustrativo da Marinha Russa implantada no Mar Negro, com um total de 26 novos navios em 2018, incluindo quatro transportando mísseis de cruzeiro Kalibr. Mais de 40 helicópteros e navios de guerra das frotas do Báltico, do Norte, do Mar Negro e do Cáspio participaram do último ensaio. O Dia da Marinha é comemorado na Rússia em 29 de julho com desfiles militares ocorrendo em todo o país. Vídeo apenas para ilustração:

  • Fonte: Russian MoD (Ministério da Defesa da Rússia) via redação Orbis Defense Europe.


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: